Notícias

Mobilidade Urbana / Conscientização

09 de Maio de 2014 17h27

Prefeitura adere à campanha “Maio Amarelo” para redução de acidentes de trânsito

CAROL SANFORD

Luiz Alves

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá aderiu à campanha internacional “Maio Amarelo”, que tem o objetivo  de reduzir o número de acidentes e melhorar a segurança no trânsito da Capital. Ações de conscientização junto aos motoristas e nas escolas municipais serão reforçadas ao longo do mês.

“Já realizamos esse trabalho de educação para o trânsito em nosso cotidiano, mas como este foi o mês escolhido internacionalmente para chamar a atenção motoristas e pedestres sobre o assunto, iremos reforçar as ações, principalmente nas escolas, pois acreditamos que conscientizando as crianças desde pequenas, no futuro teremos um trânsito mais seguro para todos”, pontuou o secretário de Trânsito e Transporte Urbano, Antenor Figueiredo.

A escolha pelo mês de maio justifica-se por se tratar de um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo.

Foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes em todo o mundo. No Brasil, o número de mortes no trânsito é de aproximadamente 23 para cada 100 mil habitantes. A meta da Política Nacional de Trânsito para este ano é de reduzir o índice para 11 mortes para cada 100 mil habitantes.

 

“O amarelo é uma alusão à atenção que deve ser redobrada no trânsito, tanto por motoristas, quanto por pedestres, pois significa o sinal de advertência nos semáforos. Daí, o porquê de usarmos o laço amarelo, que é o símbolo da campanha”, explicou o coordenador de Educação para o Trânsito da Secretaria, Jadyr Lima de Moraes.