Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Terceira Idade
11 de Janeiro de 2016 15h21
Prefeitura abre inscrições para atividades nos Centros de Convivência de Idosos
Os idosos que desejarem ser atendidos nos quatro Centros de Convivência de Idosos de Cuiabá podem fazer a sua matrícula a partir desta segunda-feira (11). As inscrições são realizadas nos próprios centros de convivência, das 7h às 13h, e as atividades se iniciam em fevereiro.
Para se matricular, os idosos precisam ser residentes no município de Cuiabá, ter idade igual ou superior a 60 anos e possuir o Número de Identificação Social (NIS). No ato da inscrição, os idosos precisam apresentar documentos pessoais como RG e CPF, o comprovante de endereço, o número de NIS e o atestado médico.
O secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, explica que, em anos anteriores, não era exigido o atestado médico, mas que neste ano não serão realizadas matrículas dos idosos que não apresentarem o documento.
Isto porque um decreto do prefeito Mauro Mendes determinou que os idosos terão que passar por exames médicos e apresentar atestado cardiológico e dermatológico na unidade de assistência, para garantir a efetivação da matrícula. A medida visa a garantir, sobretudo, a saúde dos idosos, já que vai possibilitar aos centros de convivência desenvolver atividades e fazer um acompanhamento mais personalizado.
“A cada ano que passa nós aprimoramos mais a qualidade do serviço e nossa preocupação com o atendimento dos usuários. Essa exigência é uma precaução. Queremos que os idosos procurem o médico, passem por avaliação para verificar se eles têm mesmo condições de realizar determinadas atividades físicas, que às vezes exigem um esforço maior. Não queremos que eles passem mal em um lugar que é voltado para a alegria e a integração”, afirma.
Nos centros de conivência, os idosos desenvolvem atividades físicas e artísticas, como alfabetização, hidroterapia, baile dançante, ginástica localizada, aula de informática, academia da terceira idade, jogos (dominó e mesa de sinuca), entre outros.
A oferta das atividades varia conforme o centro de convivência e os idosos precisam ir à unidade verificar os horários e se as vagas para a atividade da qual pretende participar já foi preenchida. No ano passado, os quatro centros de convivência atenderam cerca de 1,2 mil idosos.
“Essa inscrição é realizada de acordo com o horário de funcionamento e disponibilidade de cada unidade. Esperamos que já na próxima semana as inscrições se intensifiquem”, finaliza o secretário.
Os interessados podem conferir aqui os telefones e endereços dos centros de convivência Padre Firmo, Maria Ignês, João Guerreiro e AIDEE Pereira.