Notícias

/

28 de Julho de 2010 14h00

Prefeitos e Agecopa debatem mobilidade urbana

Da Redação/PMC

Os prefeitos de Cuiabá, Chico Galindo, e de Várzea Grande, Murilo Domingos, reuniram-se na manhã desta quarta-feira (28) com os diretores da Agecopa e da Ager (Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados) para discutir os projetos de mobilidade urbana para a Baixada Cuiabana, visando a Copa de 2014. O encontro foi realizado na sede da prefeitura de Várzea Grande e contou com a presença do presidente da Agecopa, Adilton Sachetti, do diretor de Planejamento e Gestão da Agência, Yênes Magalhães, da presidente da Ager, Márcia Vandoni, do secretário de Trânsito de Transportes de Cuiabá, Edivá Alves, além de secretários de Várzea Grande e técnicos da Agecopa e da Ager.

Neste primeiro encontro, foram debatidas as necessidades da capital e de Várzea Grande, e traçados, de modo geral, os projetos a serem desenvolvidos para transformar e integrar o sistema de transporte público dos dois municípios. No dia 16 de agosto acontecerá uma nova reunião, desta vez em Cuiabá, quando serão detalhados os projetos que serão implantados.

O novo modelo operacional de transporte público a ser implantado nas duas cidades, denominado BRT (Bus Rapid Transit), usa veículos maiores, articulados, que transitam em corredores próprios  e dispõem de terminais/estações de embarque adaptados. O modelo resulta em rapidez, agilidade no embarque e mais conforto para os passageiros.

O novo modelo exigirá obras e adaptações nos dois municípios. Também estão previstas obras que visam a proporcionar mais agilidade ao trânsito como um todo. A implantação do BRT e dos corredores exclusivos trará, em consequência, mais fluidez ao trânsito de veículos normais. Estão previstos três corredores centrais, a serem implantados na Avenida da FEB (VG) e nas avenidas da Prainha e Fernando Corrêa, em Cuiabá.

O coordenador de Mobilidade Urbana da Agecopa, Rafael Moraes, explica que, aprimorar o sistema de integração é o grande desafio, especialmente do transporte coletivo de Cuiabá. Segundo ele, 66% do embarque  e desembarque de passageiros de Cuiabá é feito em apenas três pontos na região central: nas praças Bispo Dom José e Ipiranga e no Morro da Luz. “O projeto é implantar nestes locais, grandes estações de integração, que prestem atendimento com vários ônibus articulados”.

“Estamos trabalhando para preparar, não só Cuiabá, mas toda a Baixada Cuiabana, para a Copa. Na próxima semana, a Agecopa apresenta o modelo de transporte e os projetos necessários para a implantação e a Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos de Cuiabá - SMTU apresentará o modelo tarifário, que será único para a capital e Várzea Grande. Com isso, teremos um sistema de transporte coletivo verdadeiramente novo, integrado, moderno, rápido e acessível a todos”, explicou o prefeito Chico Galindo.

Parceria

O prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos, informou que ele e Chico Galindo já estão conversando sobre a questão do tratamento dos resíduos sólidos, provenientes da coleta do lixo nas duas cidades. De acordo com Domingos, o objetivo é realizar um trabalho em conjunto, buscando a melhor solução para o tratamento do resíduo de Cuiabá e Várzea Grande. “Estamos visando a racionalização dos custos e a preservação do meio ambiente”, explicou o prefeito de Várzea Grande.