Notícias

Governo / SESSÃO SOLENE

18 de Novembro de 2022 17h33

Prefeito recebe Moção de Aplauso por ações de valorização dos conselheiros tutelares

Carolina Miranda

Davi Valle

Arquivo

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, foi agraciado com uma Moção de Aplauso em reconhecimento ao reajuste salarial dos conselheiros tutelares baseada pelo índice adotado para Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores públicos. A moção foi concedida pelo vereador Mário Nadaf (PV) e entregue durante sessão solene realizada no plenário das deliberações da Câmara Municipal na  quinta-feira (17) em comemoração ao Dia Nacional do Conselheiro Tutelar, 18 de novembro.

Mediante a nova legislação, os trinta conselheiros receberão remuneração mensal no valor de R$ 6.812,47 (seis mil, oitocentos e doze reais e quarenta e sete centavos), o que representa um reajuste de 108%. Atualmente Cuiabá possui seis unidades de Conselhos Tutelares, sendo 1° CT- Centro; 2° CT- Pedra 90; 3° CT -CPA; 4° CT- Santa Izabel; 5° CT – Coxipó e 6° CT – Planalto. Cada Conselho conta com cinco servidores, totalizando 30 conselheiros. 

“Quando recebemos a indicação do vereador Mário Nadaf, em revisar a remuneração desses profissionais que representam o Estado  democrático de direito, aqueles que representam e trabalham para o fortalecimento da família, muitas das vezes, em meio à fragilidades e desentendimentos, pessoas em situação de vulnerabilidade social. Não pensei duas vezes para encaminhar a mensagem para aprovação do legislativo municipal. Os conselheiros e conselheiras tutelares são verdadeiros guerreiros, que se envolvem no convívio familiar, a fim de defender essas crianças e adolescentes indefesos, com um único objetivo, resgatar a dignidade dessas pessoas. É esse o papel dignificante de cada profissional dessa categoria”, declarou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Autor da honraria, o vereador Mario Nadaf agradeceu mais uma vez o compromisso que o prefeito tem com a valorização e o reconhecimento dos servidores públicos, que não medem esforços para prestarem um serviço de excelência aos cidadãos. “Essa honraria é pouca para evidenciar tamanha admiração que estimo ao meu amigo e prefeito Emanuel Pinheiro. Tinha plena certeza de que ele abraçaria mais essa justa causa voltada aos Conselheiros Tutelares, que merecem todo nosso carinho, respeito e admiração. Nada mais justo de que realizar esse ato solene, celebrativo ao Dia Nacional dos Conselheiros Tutelares. Cada moção de aplauso entregue nessa data tão especial, representa todo nosso apreço a esses profissionais que trabalham para promover a reestruturação familiar.

Os conselhos tutelares são órgãos independentes, mas  ligados a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

Durante a sessão, a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira e a secretária-adjunta de Assistência Social, Clausi Barbosa, também foram agraciadas.

"Num dia tão importante como hoje, quero mais uma vez ressaltar a importância de vocês, conselheiros tutelares. Não tenham medo de dialogar, de apresentar as demandas. Estamos aqui para encontrar soluções. É uma vida de mão dupla, ninguém consegue nada sozinho”, agradeceu Hellen Ferreira.

“Estou pronto para continuar trabalhando para avançar cada vez mais na efetivação de políticas públicas de valorização do ser humano. Toda e qualquer denominação de uma gestão pautada na humanização dos serviços, cairia por terra se não atendêssemos mais essa demanda. Trata-se do reconhecimento pelos serviços prestados, do valor que cada conselheiro ou conselheira tem frente ao município de Cuiabá. Julgar é fácil, mas quero ver trabalhar um dia lá na ponta, como conselheiro, que na maioria das vezes se deparam com situações constrangedoras. Quero encerrar meus oitos anos de mandato frente a Prefeitura de Cuiabá, com ações de valorização do ser humano e da vida. Trabalhar para valorizar Cuiabá, a família, a inclusão e a justiça social”, finalizou o chefe do Executivo Municipal.