Governo / TRADIÇÃO
02 de Junho de 2022 14h19
Prefeito recebe festeiros do Senhor Divino e lembra de projeto que incluiu comemoração no calendário oficial do Estado
O prefeito Emanuel Pinheiro recebeu os festeiros do Senhor Divino na tarde desta quarta-feira (1), no terraço do Palácio Alencastro, o imperador da Festa do Divino, Samuel Maggi Locks, a imperatriz Mariuza Arruda e demais festeiros, para o tradicional chá com bolo. Também estiveram presentes, o deputado estadual Delegado Claudinei, a ex-deputada federal Celcita Pinheiro e organizadores do evento.
A festa do Senhor Divino é uma das manifestações mais expressivas da religiosidade tradicional mato-grossense, cuja celebração é datada desde os tempos do Brasil Império. O prefeito Emanuel, quando deputado estadual apresentou um projeto de lei, que sancionado em 2013, instituiu a “Festa do Senhor Divino Espírito Santo”, da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, no calendário oficial do Estado.
"Os festejos do Senhor Divino está intrinsecamente ligado à cultura e a expressão de fé da religiosidade cuiabana. A tradição do Senhor Divino, que é uma das maiores celebrações e uma demonstração da fé católica, que existe há séculos e que impulsionou a Cuiabá chegar nos tempos atuais. Cuiabá foi uma cidade isolada do resto do país e somente com a fé no nosso padroeiro do Senhor Bom Jesus de Cuiabá foi possível superar séculos e séculos de isolamento. Em 2013, eu estava no meu terceiro ou quarto mandato como deputado estadual, apresentei um projeto de lei que colocou a tradicional festa do Senhor Divino no calendário oficial do Estado. E assim, eternizamos nossa festa. E que o Senhor Divino continue nos abençoando, nos dê força, justiça sabedoria, prudência, e que continue impulsionando a tradição e a população cuiabana. Estamos cada vez mais ao rumo de se tornar a cidade inteligente, com desenvolvimento sustentável e nos transformando num celeiro deste país, sem perder a nossa essência e orgulho da nossa tradição", comemorou o prefeito.
Uma das organizadoras do evento, Luzienne Brazno, lembra que, durante os 5 anos como prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro e a primeira-dama Márcia Pinheiro, sempre apoiaram a tradicional festa. " O prefeito e a primeira-dama sempre apoiou a realização da quermesse e demais celebrações do nosso evento. Agradecemos a receptividade de ambos, que são devotos" elogiou ela.
Programação:
Novena – 23 de maio a 02 de junho -18h30
Baile do Senhor Divino – 03 de junho – Hotel Fazenda Mato Grosso
Missa Solene de Pentecostes – 05 de junho às 17h00
Procissão e quermesse após a Santa Missa