Educação / SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
30 de Julho de 2024 17h50
Prefeito realiza abertura de evento formativo para profissionais da educação que marca o retorno das atividades pedagógicas na rede pública municipal
O prefeito Emanuel Pinheiro abriu, nesta segunda-feira (29), no Hotel Fazenda Mato Grosso, a oitava e última edição do Seminário de Educação Básica da Rede Municipal, destacando os avanços da pasta e o protagonismo dos profissionais da rede. Implementado em sua gestão, o evento formativo, no formato híbrido, reuniu no período matutino mais de 2.000 profissionais presencialmente e, durante o dia, no canal da Escola Cuiabana, no YouTube, registrou 22.642 visualizações.
Na abertura, Emanuel Pinheiro agradeceu pelo empenho e o sucesso desses sete anos e meio, que transformaram a educação de Cuiabá em uma referência nacional. Enfatizou que compartilha os avanços com o Conselho Municipal de Educação, o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep-Cuiabá), o Colegiado de Diretores e toda a comunidade escolar, destacando algumas ações que marcaram esse avanço e são o legado de sua gestão, como a entrega do kit material escolar e do uniforme para todos os cerca de 60 mil estudantes da rede pública municipal, que agora é lei; as entregas de 60 novas unidades construídas, reconstruídas ou reformadas; a climatização de praticamente todas as 1.378 salas de aula e unidades educacionais com o Programa Climatizar é Humanizar; a realização de Concurso Público com 2.002 vagas e a efetivação de 3.226 servidores; o pagamento da Recomposição Geral Anual (RGA) e ganho real de 60,52% aos profissionais da educação, entre outras.
“Sempre entendi que a nossa maior causa são as crianças e nosso maior valor são os profissionais da educação. É só dar as condições que vocês sabem muito bem o que fazer e como vão escrever a história da educação pública de Cuiabá. Olhem a gestão, olhem as conquistas, olhem o que nós fizemos juntos, olhem a educação pública que vamos entregar ao nosso sucessor”, destacou Emanuel Pinheiro.
A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, ressaltou a importância da realização do Seminário de Educação Básica, mais uma ação criada pela gestão Emanuel Pinheiro. “Este é o momento em que nós paramos para refletirmos sobre nossas ações e o que podemos melhorar para o segundo semestre. O papel da Secretaria é dar suporte às equipes das unidades, acompanhar e monitorar as ações pedagógicas, e isso tem se refletido nos excelentes resultados que Cuiabá está alcançando. Cuiabá saiu da 26ª para a 10ª posição entre as capitais em relação à alfabetização, de acordo com o ranking do Programa Criança Alfabetizada, do governo federal. Isso foi possível graças a uma gestão que vê a educação como prioridade e investe em ações, programas e projetos como o Programa de Alfabetização Cuiabano, investe na melhoria da infraestrutura física e pedagógica e no conhecimento dos nossos profissionais”, disse Edilene Machado.
Palestras, formação e oficinas
Logo após a abertura do evento, que contou com a presença da presidente do Conselho Municipal de Educação, Andréa dos Santos; do presidente do Sintep-Cuiabá, Jesuel Ferreira da Silva; do presidente do Colegiado de Diretores da Rede Pública Municipal, Sérgio Henrique Lacerda; e do secretário adjunto de Educação, Marco Antônio Alves Braga, a professora de Neurociência e Saúde Mental, Alien Castro, falou sobre o tema “A ciência do bem viver e o propósito do trabalho”, abordando questões que impactam a vida das pessoas. Ela falou sobre as estratégias práticas para alcançar objetivos pessoais e o autoconhecimento para melhorar a relação com o outro e enfrentar as adversidades.
No período da tarde, 240 professores da Pré-Escola participaram da 2ª Formação LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil), proposta desenvolvida no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, instituído pelo Decreto Federal nº 11.556, de 12 de junho de 2023, visando ofertar formação continuada a profissionais da Educação Infantil com foco na oralidade, leitura e escrita, de maneira a apoiar, teórica e metodologicamente, docentes para que desenvolvam práticas educativas capazes de ampliar as experiências das crianças com a linguagem escrita, respeitando as especificidades da primeira infância e as noções de leitura e de escrita como práticas sociais que integram o cotidiano e sustentam interações e brincadeiras neste ciclo de vida.
Também no período da tarde, gestores das unidades educacionais acompanharam a exposição da secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, sobre a trajetória da gestão Emanuel Pinheiro, e a palestra “Case de sucesso em Gestão Escolar”, com o secretário Municipal de Educação de Sobral (CE), Francisco Herbert Lima Vasconcelos, que falou sobre as estratégias que transformaram a educação naquele município. “O segredo é um currículo focado na realidade, professores preparados e motivados, gestão escolar responsável e uso das avaliações das aprendizagens, além de uma liderança comprometida com a educação”, destacou ele.
O Seminário de Educação Básica contou ainda com oficinas, realizadas no Centro de Formação da Escola Cuiabana (CEFEC), para professores dos anos iniciais (1º e 2º anos), transmitidas pelo canal da Escola Cuiabana no YouTube, e para professores do 3º ao 9º ano, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), professores de Arte e Educação Física, e técnicos da rede pública municipal de educação.