Governo / PDI
27 de Agosto de 2021 10h21
Prefeito ratifica empenho de administradores aos compromissos assumidos com a Gestão Estratégica
“Planejar é preciso; Monitorar é fundamental”. Esse foi o tema escolhido para a reunião do 2º Ciclo de Monitoramento e Avaliação do Plano Estratégico de Cuiabá para apresentação dos resultados no período de janeiro a junho de 2021. Respeitando as normas de biossegurança de prevenção a Covid-19, o encontro foi realizado de forma remota, sendo transmitido pela plataforma Google Meet do auditório do Cuiabá-Prev na manhã desta quinta-feira (26).
“Assim como é fundamental monitorar, é imprescindível o engajamento das equipes para construir essa agenda, face ao desafio que assumi ao ratificar o convênio com o Tribunal de Contas e colocar Cuiabá como signatária da Agenda 2030 da ONU”, ressaltou o prefeito Emanuel Pinheiro.
Participaram da reunião, os responsáveis pelo programa em cada secretaria, com o apoio dos técnicos da Assessoria de Planejamento (ASPLAN) da Secretaria Municipal de Planejamento e acompanhamento do professor e doutor Gelciomar Simão Justen. O evento foi coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento, que é a responsável pelo desenvolvimento e planejamento das ações no Executivo Municipal.
“A nossa orientação é a de que os responsáveis pelo PDI utilizem dos meios técnicos necessários para o gerenciamento e acompanhamento das metas, iniciativas e ações do Plano Estratégico, sendo o elo entre o nível estratégico e tático, para o monitoramento dos indicadores municipais no âmbito das secretarias”, declarou o secretário municipal de Governo, Luís Cláudio de Castro Sodré.
Na ocasião, cada secretário apresentou os resultados alcançados de seus indicadores, na condição de guardiões, sendo analisadas as suas metas contempladas no Plano Estratégico da Prefeitura de Cuiabá, desse período compreendido a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) sistema de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE), disponibilizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI).
“A parceria com o TCE é uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, pela qual vários avanços e metas alcançadas já podem ser pontuados. “As reuniões de monitoramento e avaliação serão realizadas em todas as secretarias municipais a fim de tornar público o planejamento de cada uma das ações que vem sendo desenvolvidas, levando em conta as necessidades mais latentes existentes em todos os bairros da Capital”, disse o secretário municipal de Planejamento, Zito Adrien.
A representante da Assessoria Especial de Planejamento do Município (ASPLAN), Silvina Maria dos Anjos explicou ainda que dentro da programação, foram feitos os monitoramentos das metas estratégicas lançadas no sistema GPE, do período de janeiro a setembro, verificando as ações executadas ao longo desse primeiro semestre. Cada equipe gestora apontou as principais evidências no atingimento das metas estabelecidas para a Prefeitura. Cada secretaria poderá agendar uma reunião com a equipe técnica para dúvidas e demais esclarecimentos considerados necessários por cada pasta.
“Ao mesmo tempo em que reitero o compromisso assumido pelos gestores com a Gestão Estratégica, determino atenção especial, dentro de um desenvolvimento sustentável, aos compromissos mencionados no Plano de Governo e nas demandas dos conselhos de Políticas Públicas, em busca de uma efetividade dos resultados obtidos, aos encontros dos anseios da sociedade cuiabana”, finalizou Pinheiro.
PDI - Instituído em 2012, o Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) tem como objetivo contribuir para a melhoria da eficiência dos serviços públicos, fomentando e incentivando a adoção da gestão voltada para resultados em benefícios da sociedade. Pautado pela Transparência e Controle Social, Educação Continuada, Eficiência, Inovação e Planejamento, o PDI passa a auxiliar a Prefeitura a trabalhar com foco nas necessidades da população e na prestação de serviço eficiente.