Notícias

Saúde / Filantrópicos

24 de Setembro de 2015 10h39

Prefeito Mauro Mendes se reúne com representantes de hospitais

MARIA BARBANT

Marcos Vergueiro

Arquivo

O prefeito Mauro Mendes e o secretário de Saúde de Cuiabá, Ary Soares Junior se reuniram nesta quarta-feira (23), com representantes dos hospitais filantrópicos da capital, contratualizados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a reunião, solicitada pelo prefeito da capital, foram discutidos o atual cenário da saúde e as dificuldades que o setor enfrenta em razão dos problemas nos repasses realizados às entidades.

Uma das questões levantadas pelos representantes dos hospitais e entidades diz respeito aos valores da tabela SUS que não são reajustados há cerca de 12 anos. Os hospitais querem o apoio do Executivo municipal nas discussões com os governos federal e estadual em torno do assunto.  

Na verdade, desde janeiro, representantes do setor tem se reunido em várias ocasiões com os  secretários de Saúde de Cuiabá e do Estado, Marco Bertúlio, no sentido de encontrar essa solução.

O diretor da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, Antônio Preza explicou que em Brasília, o Congresso Nacional já está trabalhando em relação à questão, e, a questão também está recebendo o  apoio da bancada estadual.

Preza explicou que a defasagem da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) aplicável aos hospitais filantrópicos, está  inviabilizado o setor.

“O problema de financiamento dos hospitais filantrópicos e dos que prestam serviço pelo SUS, atinge todo o país. Os valores pagos pelos serviços ofertados estão defasados, e isso vem gerando um déficit mensal que está tornando o setor inviável”, explicou Preza.

O prefeito Mauro Mendes destacou que é preciso buscar uma alternativa no sentido de auxiliar os hospitais sob pena de um colapso do setor. “Precisamos em conjunto, município, estado e união, encontrar maneiras de auxiliar os hospitais filantrópicos, respeitando os limites orçamentários e financeiros e o atual cenário econômico brasileiro”.

Algumas alternativas levantadas durante a ultima reunião do setor com os secretários de Saúde do Estado e do município, como  a abertura de uma linha de financiamento com condições melhores do que as ofertadas pelo mercado, por meio do MT Fomento, estão em estudo.

Participaram da reunião os representantes do Hospital Geral Universitário (HGU), Hospital Santa Helena, Hospital do Câncer e Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá.