Notícias

/

13 de Janeiro de 2011 16h35

Prefeito falará sobre projeto que reduz perda de água tratada

Neila Barreto-Redação/Sanecap

Está confirmada para esta sexta-feira (14-01), às 10h30, na sede da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), situada na Avenida Gonçalo de Barros, no bairro Carumbé, em Cuiabá, a entrevista coletiva convocada pela Prefeitura Municipal de Cuiabá/Sanecap, com o intuito de detalhar o Projeto de Remodelação de Ramal e Cavalete nas Ligações de Água em Bairros das Regiões Leste e Norte de Cuiabá.

Participarão da coletiva o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, acompanhado da diretoria da Sanecap: engenheiro Antônio Carlos Ventura Ribeiro (diretor Presidente), engenheiro Jacírio Maia Roque (diretor Técnico); engenheiro Éverson Serra (diretor comercial); engenheiro Frederico Carlos Soares Campos (diretor financeiro); advogado Érick Leite (diretor Administrativo) e os conselheiros da companhia.

Eles falarão sobre o lançamento do projeto de implantação de Remodelação de Ramal e Cavalete nas ligações domiciliares de água em bairros das regiões Norte e Leste de Cuiabá. O prefeito Francisco Galindo fará uma explanação sobre as ações da prefeitura de Cuiabá para implementar o projeto em 31 bairros de Cuiabá.

O projeto de remodelação de ramal e cavalete nas ligações de água vem colocar fim a perda de água tratada que acontece por causa de vazamentos e sistemas hidráulicos ilegais (ligações clandestinas). Do total das perdas, 54% acontecem nos ramais domiciliares, 36% nos cavaletes e 10% nas redes.

A padronização será feita de acordo com as normas estabelecidas pela Sanecap, que determina que sejam usadas peças e conexões resistentes às intempéries e que dificultem ao máximo a violação e o furto. “Para que a redução das perdas aconteça é importante à participação do usuário nesse processo fazendo o controle interno das instalações de água quanto aos vazamentos e desperdício da unidade consumidora”. O benefício se estenderá para 34 bairros de Cuiabá, com 20.338 ligações de água a serem padronizadas e hidrometradas, no valor de R$ 13.720.000,00 (treze milhões e setecentos e vinte mil reais), beneficiando uma população de 78 mil habitantes dos bairros, melhorando o padrão de eficiência no atendimento ao consumidor.

Os bairros beneficiados são: Altos da Serra I e II, Altos da Glória, Jardim Aroeiras, Residencial Doutor Fábio I e II, Jardim Brasil, João Bosco Pinheiro, Nova Conquista, Ouro fino, Primeiro de Março, Três Barras, Umuarama I e II, São Sebastião, Pascoal Ramos, Nova Esperança I, II, III, Industriário I e II, Pedra 90, Manduri, Novo Milênio, Osmar Cabral, São João Del Rey, Jardim Fortaleza, Jardim Santa Laura, Sonho Meu, Loteamento São Paulo, Império do Sol.