/
12 de Novembro de 2010 10h54
Prefeito explica a correção do IPTU em entrevista à Rádio Cidade
O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, deixou claro que a população mais carente de Cuiabá não sofrerá com a correção dos valores do Imposto Predial Territorial Urbano - IPTU. “Pensamos também o lado social para alterarmos o tributo. Isso significa que 66% das residências de Cuiabá, o que equivale a 177 mil imóveis, pagam menos de R$ 10,00 de IPTU”. O esclarecimento foi dado na manhã de hoje (12-11), em entrevista ao programa Cidade Independente, da rádio Cidade (94.30).
Ele disse que os maiores aumentos serão aplicados nas “residências milionárias” e no cinturão comercial de Cuiabá. “Nessas áreas o IPTU vai sofrer correção de até 300%”, afirmou Galindo, acrescentando que os valores arrecadados servirão para construir de
Sobre a correção nos valores do IPTU, Galindo justificou o novo índice com base na defasagem do tributo. “O que fizemos foi realizar um estudo sobre a planta genérica de Cuiabá como um todo e fazer as devidas correções que há 13 anos não eram feitas. Também quero deixar claro que todos os anos a Prefeitura encaminhou a proposta de alteração dos valores do IPTU a Câmara de Vereadores. Sempre estivemos abertos para o diálogo.
Galindo considerou uma boa idéia a instalação de tendas nos bairros periféricos de Cuiabá. O objetivo é esclarecer as dúvidas mais freqüentes da população, no que se refere a correção do valor venal do IPTU. A sugestão foi feita durante a entrevista, pelo jornalista e apresentador do programa Edivaldo Ribeiro.
Ao final, o prefeito aproveitou para fazer um apelo aos munícipes: “quem ama Cuiabá apóia esse projeto. Quero fazer o compromisso de reverter todo o dinheiro do IPTU em áreas como infraestrutura e saneamento básico, além de outras obras que beneficiarão a cidade. Cuiabá precisa desses recursos com urgência”, enfatizou.