Notícias

Habitação e Regularização Fundiária / CIDADANIA

09 de Abril de 2019 11h00

Prefeito entrega dois mil títulos de regularização fundiária no aniversário de Cuiabá

ANDRÉ GARCIA SANTANA

Davi Valle

Arquivo

Moradores dos bairros Altos da Serra II e Doutor Fábio II foram contemplados com dois mil títulos de regularização fundiária. A entrega foi feita pelo prefeito Emanuel Pinheiro na segunda-feira (8) e fez parte das celebrações do tricentenário de Cuiabá. Além da efetiva integração à cidade, por meio da documentação, a medida se estende a um conjunto de ações sociais, ambientais e urbanísticas na região.

Questões consideradas ao longo do trabalho da gestão, que inclui pavimentação asfáltica, tratamento de esgoto, e realocação de munícipes que ocupavam uma Área de Preservação Permanente (APP). Considerando uma média de quatro integrantes por família a regularização deve beneficiar cerca de oito mil pessoas, apenas na comunidade, em uma ação que se estenderá a outros bairros ao longo do ano.

“A entrega estava prevista para o dia 15, mas eu fiz questão de vir aqui no aniversário de Cuiabá, porque é um momento especial para estes cuiabanos e para a cidade. Estamos fazendo aqui asfalto de concreto betuminoso usinado quente, de primeira linha, além de calçadas, meio fio, esgoto e fornecimento de água. Garantimos assim a completa introdução a cidadania”, diz Emanuel.

De acordo com o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Air Praieiro o título possibilita ainda benefícios urbanísticos uma vez que a partir dele se projeta a divisão de lotes e introdução de equipamento comunitário para o atendimento da população. “Com a segurança jurídica assegurada, o proprietário passa a ter status de cidadão, ele pode dizer que a casa é sua, pode transferir para herdeiros”, explica.

É o caso da dona de casa Zulmira Rodrigues Silva, que há 11 anos mora no Doutor Fábio II com duas netas. “Agradeço a Deus, ao prefeito e a todos que nos deram essa força. Pra nós seria muito difícil conseguir a regularização porque sairia muito caro. Agora, com ela, muda tudo. Agora eu posso dizer que esta é minha casa. É um documento que a gente tem que comprava isso”, conta.

As comemorações do tricentenário começaram com missa na Catedral Bom Jesus de Cuiabá, seguiram para o Doutor Fábio II, onde um bolo foi servido à comunidade, e se estenderam pela tarde e noite na Praça Alencastro. Desfiles, shows e apresentações culturais antecederam o corte de 300 metros de bolo e de uma queima ostensiva de fogos, que marcaram os festejos.