Educação / CLIMATIZAÇÃO
02 de Maio de 2019 14h26
Prefeito entrega 300º aparelho de ar condicionado nas unidades educacionais
Um total de 32 unidades educacionais da rede pública municipal de Educação já foram atendidas pelo Programa Climatizar é Humanizar, e estão 100% climatizadas. O programa teve início no segundo semestre do ano passado, com 49% das salas climatizadas e tem como meta atingir 100%, até abril de 2020. Na manhã desta quinta-feira (2), o prefeito Emanuel Pinheiro foi a EMEB Profª. Guilhermina de Figueiredo, no bairro Carumbé, unidade escolhida para receber o 300º aparelho de ar condicionado, nos 300 anos da capital.
A escola, uma das mais tradicionais da cidade, atende 508 alunos incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). São 11 salas de aulas das quais cinco (5) receberam aparelhos novos, totalizando 100% das salas climatizadas. A unidade tem também um aparelho instalado na dispensa, para uma avaliação dentro do projeto piloto de climatização das cozinhas.
Durante o evento, o prefeito Emanuel Pinheiro se disse revigorado com a acolhida dos alunos e profissionais e disse que os avanços da sua gestão só estão sendo possíveis graças ao comprometimento, o amor e o entusiasmo da equipe técnica e dos gestores que estão fazendo a diferença na Educação em Cuiabá, buscando mais qualidade, mais humanização, e respeitando os profissionais e o maior patrimônio de todos, as crianças.
“É para a Cuiabá das próximas gerações, dos próximos 300 anos que estamos trabalhando. Tudo o que pudermos fazer para melhorar a vida das crianças e de suas famílias, para que as escolas sejam mais estruturadas, nós vamos fazer. Hoje aqui na EMEB Profª. Guilhermina de Figueiredo cumprindo a promessa que fizemos, temos 300 aparelhos de ar condicionado em 300 salas de aula, nos 300 anos, chegando a 75% de todas as salas de aula da rede pública municipal climatizadas. Nosso compromisso é climatizar 100% até abril de 2020. Isso é respeito, dignidade, humanização, respeito as crianças e aos profissionais. É o compromisso permanente com a Educação de Cuiabá”, destacou Emanuel Pinheiro dizendo que autorizou a Secretaria Municipal de Cuiabá a construir um espaço coberto para a prática de atividades físicas.
O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, lembrou que a EMEB Profª Guilhermina de Figueiredo é uma escola com 40 anos para mostrar que o Programa Climatizar é Humanizar está atendendo todas as unidades. “Temos dois grandes desafios em relação ao Programa. Como nossa rede é bastante antiga, em algumas unidades teremos que adequar telhados e toda a rede elétrica. O prefeito Emanuel Pinheiro já autorizou uma grande licitação de aproximadamente R$ 30 milhões de reais para que possamos atender 60 unidades prosseguindo com o Climatizar é Humanizar, para atender a 100% das salas de aulas”, disse Alex Vieira Passos.
O diretor da escola Aurenir Moraes disse que a climatização chegou em boa hora e, já está influenciando positivamente no dia a dia da escola. “Nossos alunos estão mais atentos, nossos professores tem melhor condição de trabalho, até nossa cozinha recebeu ar condicionado. Tudo isso é humanização e investimento na melhoria do processo de ensino e aprendizagem, que com certeza poderemos comprovar nos resultados do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica”, destacou o diretor.
Participaram do evento o vereador Adevair Cabral, a secretária dos 300 Anos, Cely Almeida, o presidente da Associação de Moradores do bairro Carumbé, Ricardo Duarte e profissionais da Educação.