Notícias

/ REQUALIFICAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO

15 de Maio de 2021 11h11

Prefeito Emanuel Pinheiro reitera compromisso de requalificação do Morro da Luz e Largo do Rosário

MARIA BARBANT

O prefeito Emanuel Pinheiro disse na noite desta sexta-feira (14) que a entrega à população da reestruturação do Beco do Candeeiro é o primeiro passo das obras de requalificação da região conhecida como triângulo histórico, que engloba ainda o Morro da Luz e o Largo do Rosário, área conhecida popularmente como Ilha da Banana.

Durante o evento, Emanuel Pinheiro falou sobre o projeto original que propõe o fechamento da Avenida Cel. Escolástico nas proximidades da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e disse que quer ouvir a população e os diferentes segmentos da sociedade em relação ao projeto.

Sobre a requalificação do Beco do Candeeiro, o prefeito anunciou um novo projeto para a região e disse que a secretária de Cultura, Esportes e Lazer, Carlina Jacob tem uma nova missão. “O Beco do Candeeiro não pode ser apenas o símbolo da reentrega à população desses canteiros e ruas iluminadas, retomando as suas cores e estruturas originais, nós temos que reocupar o local e fazer dele um grande espaço de encontro e de fraternidade da população cuiabana como ele sempre simbolizou”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

O Projeto Eu Candeeiro propõe uma programação diária para o local envolvendo ações e eventos que ofereçam serviços à população e promovam a arte, o talento e a gastronomia, se transformando em mais uma opção de lazer para os cuiabanos. As ações serão realizadas em parceria por diferentes pastas como a Ordem Pública, Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social e também a Polícia Militar, com a recém criada Base Integrada do Centro Histórico (BICH), um grupo de policiamento motorizado.

Emanuel Pinheiro lembrou que ao assumir em 2017, um dos primeiros atos como Prefeito de Cuiabá, foi resgatar os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC Cidades Históricas, lançado em 2014/2015, e que após poucas iniciativas estava praticamente esquecido. Por meio do programa federal.

As obras de acordo com o gestor estão sendo feitas gradativamente, respeitando as normas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e preservando o patrimônio histórico e cultural do município. Entre as obras já concluídas Emanuel Pinheiro citou a requalificação das praças Alencar, Dr. Alberto Novis, Senhor dos Passos, Ipiranga, da Mandioca, Escadaria do Beco Alto, além da Casa Barão de Melgaço, entre outras, e a Rachid Jaud, que foi suspensa em razão da pandemia e será retomada.

“Estamos projetando inúmeras ações e obras que casam a Cuiabá do passado, com as nossas ricas história, cultura e tradição, com a Cuiabá de um futuro promissor, de perspectivas extraordinárias, de um sonho dourado onde a verdadeira terra prometida está aqui. E nós temos o mais importante que é a bravura e a vontade de viver do resiliente povo cuiabano”, disse Emanuel Pinheiro.