Governo / VIRADA FEMININA INTERNACIONAL
29 de Agosto de 2024 15h00
Prefeito Emanuel Pinheiro recebe ativistas e palestrantes da 1ª Mostra Fotográfica das Vítimas do Feminicídio em Cuiabá
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, recebeu nesta quarta-feira (28) uma visita de cortesia das palestrantes e ativistas envolvidas na 1ª Mostra Fotográfica das Vítimas do Feminicídio, evento promovido pela Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal da Mulher, em parceria com a Virada Feminina Nacional. O encontro contou com a participação da secretária Municipal da Mulher, Cely Almeida, da presidente da Virada Feminina Internacional, Marta Lívia Suplicy, da cofundadora da Virada Feminina, Dalva Cristofoletti, e da líder jurídica do projeto Justiceira, Sueli Aparecida Amoedo.
Durante a reunião, foram discutidas a importância da implementação de políticas públicas voltadas à proteção das mulheres e a conscientização sobre o feminicídio no Brasil. "Somos a única capital brasileira a contar com uma Secretaria da Mulher dedicada exclusivamente à proteção, integridade, auxílio e apoio às mulheres da baixada cuiabana. Isso demonstra o compromisso da nossa gestão em combater veementemente a violência doméstica e o feminicídio", destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.
As ativistas elogiaram as ações desenvolvidas pela Secretaria da Mulher, liderada pela primeira-dama Marcia Pinheiro, em prol da conscientização social e dos direitos das mulheres.
"A Mostra no Ministério da Justiça já é considerada um marco na luta contra a violência. Em Roma, encontrei Marcia Pinheiro em um evento sobre os direitos das mulheres, e ela me expressou o desejo de trazer essa exposição para Cuiabá, com o objetivo de conscientizar, chocar a sociedade com a realidade, sensibilizar e impactar a população sobre como esses crimes afetam as famílias das vítimas", ressaltou Marta Lívia Suplicy, presidente da Virada Feminina Internacional.
A 1ª Mostra Fotográfica das Vítimas do Feminicídio é composta por doze painéis, sendo onze deles dedicados a vítimas de feminicídio em Cuiabá (com a autorização dos familiares) e um painel retratando o assassinato de Eliza Samudio, crime que chocou o Brasil em 2010. A exposição segue aberta ao público até o dia 1º de setembro no Piso 1 (Corredor da Moda) do Goiabeiras Shopping.