Notícias

Saúde / SAÚDE PÚBLICA

15 de Agosto de 2024 17h50

Prefeito Emanuel Pinheiro participa de encontro estratégico com secretários municipais da Baixada Cuiabana

Letícia Kathucia

Vicente Aquino

Arquivo

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, participou na manhã desta quinta-feira (15) da 8ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Regional da Baixada Cuiabana (CIR-BC) do Estado de Mato Grosso. O evento teve como objetivo dar continuidade às atividades da Oficina de Planejamento do SUS, iniciada em fevereiro de 2024, com o intuito de avançar na construção do Plano Operativo para Revisão de Teto de Média e Alta Complexidade (MAC). Participaram da reunião os secretários municipais dos municípios que compõem a Baixada Cuiabana.

O gestor municipal destacou seus esforços e conquistas durante seus dois mandatos como prefeito e expressou sua paixão por avançar na saúde pública, especialmente ao oferecer atendimentos que antes não estavam disponíveis na rede pública para os mais carentes.

“O SUS é o melhor plano de saúde do mundo. Temos algumas dificuldades, sim, mas o SUS, mesmo com todos os seus problemas e defeitos, é o melhor plano de saúde do mundo, com todas as suas falhas e limitações. Durante esses anos de gestão, avançamos muito com nossa saúde pública. Hoje, estamos a caminho de uma cobertura de quase 90% da atenção básica à população de Cuiabá. Construímos UPAs e unidades básicas, reformamos, ampliamos e, principalmente, construímos o maior hospital público do Centro-Oeste, o HMC, que atende a todo o estado de Mato Grosso e é praticamente custeado somente por verba federal e municipal”, frisou o prefeito.

Antes de encerrar sua participação, Emanuel reforçou aos gestores municipais dos municípios vizinhos que Cuiabá e sua gestão sempre os receberam de portas abertas e que assim continuará sendo até o final de seu mandato. “Sempre recebemos a todos vocês e a todo o nosso estado de portas abertas. Nunca deixamos de atender, colaborar e buscar oferecer uma saúde pública de qualidade que todo ser humano merece”, garantiu Emanuel.

O Secretário Municipal de Saúde, Deiver Teixeira, liderou a reunião e fez pontuações significativas para o avanço da saúde pública no estado. Deiver também ressaltou a importância dos encontros entre secretários para o entrosamento entre os municípios e seus respectivos gestores.

“Foi importante que esse encontro acontecesse aqui no HMC para que os secretários pudessem ver de perto nossa realidade, onde recebemos os pacientes, inclusive aqueles que eles encaminham para cá. Com esta reunião, pretendemos aprovar projetos e buscar meios de aumentar os recursos para o custeio do SUS de forma geral. Realizamos também um tour por todo o hospital, com a intenção de mostrar aos secretários as situações e desafios do nosso cotidiano”, explicou Deiver.

A reunião foi realizada no Auditório do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e contou com a participação dos Secretários Municipais de Saúde da Baixada Cuiabana e representantes dos municípios de Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger, Barão do Melgaço, Livramento, Nova Brasilândia, Várzea Grande, Cuiabá, Poconé e Jangada, além do Secretário de Saúde de Acorizal.

Também participou do encontro o procurador promotor de Justiça Milton Mattos da Silveira Neto, titular da 7ª Promotoria de Justiça Cível Tutela Coletiva da Saúde de Cuiabá. Ele falou sobre a atuação do Ministério Público Estadual na área da Saúde e como o MP tem contribuído para o avanço da pasta, destacando a importância dessa troca entre os municípios. “Na saúde, é muito importante a articulação de ouvir o gestor, influenciar o gestor no caminho certo, e fazer pontes entre gestores. Eu acredito que esse é o papel que tento desempenhar. E só conseguimos fazer isso conhecendo as pessoas, interagindo, ouvindo e aprendendo, porque, com certeza, todos sabem muito mais sobre o SUS do que eu. Mas venho aprendendo a cada dia mais. Vejo que a maioria esmagadora das pessoas envolvidas no SUS é apaixonada pelo SUS,” disse o promotor.