Notícias

/ OPORTUNIDADE

24 de Março de 2021 17h32

Prefeito Emanuel Pinheiro lança o projeto voltado para a inclusão social de pessoas pertencentes a grupos sociais

CAROLINA MIRANDA

Luiz Alves

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro lança na primeira quinzena do mês de abril, o projeto Incluiabá - Inclusão, respeito e oportunidade para todos. A iniciativa servirá de modelo para outros estados, sendo pioneiro em todo o Brasil.  A ideia da Prefeitura de Cuiabá é oportunizar o acesso ao mercado de trabalho de pessoas pertencentes a grupos sociais que, de alguma maneira, são excluídas por questões relativas à classe social, gênero, origem étnica ou algum tipo de deficiência.

“Essa iniciativa vem ao encontro a uma das diretrizes da nossa administração que é ofertar acolhimento para toda população. Nesse momento de pandemia do coronavírus, as dificuldades de acesso ao trabalho para essas pessoas complicam ainda mais. Por isso, essa ação, considerada essencial para fomentar a geração de emprego e renda”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

De acordo com o secretário municipal de Governo, Luís Cláudio de Castro Sodré, o projeto está em andamento e já conta com dezesseis pessoas selecionadas. “Essas pessoas foram selecionadas para essa primeira fase, com previsão de iniciar os trabalhos já na primeira semana do mês de abril.

No entanto, as contratações continuam, pois além da lotação dessas pessoas na estrutura do gabinete do prefeito e nas secretarias lotadas no Palácio Alencastro, os novos trabalhadores também irão atuar nas demais unidades do município e em diversos setores. Pretendemos ampliar para que possamos proporcionar essa oportunidade de emprego ao maior número de pessoas pertencentes a esses grupos sociais”.

“Essas contratações estão sendo feitas por meio de uma empresa terceirizada que será a responsável pela prestação de serviços. Além da capacitação, os novos profissionais terão acompanhamento psicossocial e todo suporte para o bom andamento das suas atividades e a Prefeitura também irá mediar esse acompanhamento”, informou a secretária-adjunta de Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Christiany Fonseca.

Como forma de preparação, os novos trabalhadores irão passar por capacitação nas áreas de atendimento ao público, gestão pública, inclusão social, dentre outros temas considerados essenciais para a excelência dos serviços.

 “Nossa gestão é pautada na valorização, respeito e dignidade ao ser humano. E eu sou muito grato por estar à frente do comando do Executivo Municipal e participar desse momento histórico. Estamos valorizando o lado profissional desses grupos sociais, contribuindo com a erradicação do preconceito e da discriminação ainda muito presentes em nossa sociedade. A inclusão social é uma ferramenta importante de participação e controle social, responsável por atuar na garantia de direitos a todos os cidadãos e na manutenção da democracia visando romper com as desigualdades sociais.”, finalizou Emanuel Pinheiro.