Governo / BALANÇO SAÚDE

03 de Julho de 2024 08h57

Prefeito Emanuel Pinheiro destaca avanços significativos na saúde pública de Cuiabá e amplia atendimentos odontológicos em mais de 600%

Letícia Kathucia

Vicente Aquino

Arquivo

Durante a entrevista concedida ao Jornal Mato Grosso News, na tarde desta segunda-feira (01), o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, destacou os grandes avanços realizados na saúde pública da cidade durante sua gestão. Emanuel enfatizou o aumento no número de atendimentos, o fim da fila de espera para diversos procedimentos cirúrgicos e odontológicos, e o significativo aumento das equipes de saúde básicas e odontológicas. Também mencionou a construção do maior hospital do estado, a entrega das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e as reformas das unidades básicas de saúde que compõem a atenção primária e secundária.

“A saúde é uma área na qual fizemos muito progresso. Mudamos a cara da saúde pública de Cuiabá. Quando assumimos o primeiro mandato em janeiro de 2017, Cuiabá não tinha um Pronto-Socorro. No segundo dia do meu mandato, fui lá e vi aquilo. Pensei: 'Nossa, isso é o cúmulo da desumanização, uma falta de respeito com o ser humano'. Um monte de pacientes jogados pelos corredores, familiares segurando o soro, sem condições e sem equipamentos básicos. Enfim, mudamos essa realidade. Em dois anos e meio, entregamos o maior hospital de Mato Grosso, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), que é uma referência estadual e nacional, sem fechar o antigo Pronto-Socorro”, disse Emanuel.

Em 2017, o município tinha 10 equipes de saúde bucal nas unidades; atualmente, esse número já chega a 63 equipes, um aumento aproximado de 600%. “Entregamos duas UPAs, a UPA Leblon e a UPA Verdão. Reformamos e ampliamos mais de 45 unidades básicas de saúde, todas com ampliação dos serviços de saúde bucal. A previsão é que até o final do ano, mais 25 equipes estejam atendendo nas unidades básicas, que terão 100% dos atendimentos estendidos, ou seja, todas as unidades da rede básica passarão a atender até às 19h, e algumas até às 21h”, destacou o prefeito.

O avanço da saúde bucal no município é evidente. Quando Emanuel assumiu a gestão, havia poucas unidades que ofereciam esse serviço. Hoje, a rede realiza uma média de 13.650 atendimentos por mês e chega a 51.432 procedimentos. Os atendimentos são realizados pelas 63 equipes das UBSs, 3 Centros Odontológicos (CO) e 7 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), além das duas novas equipes que serão lançadas esta semana. Também há atendimento nas UPAs, que operam em regime de plantão 24 horas para urgências e emergências.

CEO - Centro de Especialidades Odontológicas, onde são realizados tratamentos como endodontia (canal), periodontia (gengiva), cirurgia oral menor, atendimento a pacientes com necessidades especiais, próteses e odontopediatria.

CO - Clínicas Odontológicas, onde são realizados tratamentos básicos como restaurações, profilaxia (limpeza dental), extração dentária, entre outros.

Emanuel destacou que cumpriu o compromisso firmado com a sociedade, restaurando a dignidade da saúde pública da capital e garantindo um atendimento humanizado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele também lembrou que a administração está assumindo a responsabilidade pela saúde pública de todo o estado, com cerca de 40% dos atendimentos e cirurgias realizadas no HMC sendo destinadas a pacientes que residem nas cidades do interior de Mato Grosso.