Notícias

/ REPOSIÇÃO ANUAL

09 de Julho de 2019 17h33

Prefeito Emanuel Pinheiro anuncia pagamento de RGA aos servidores da Educação para o mês que vem

ADÃO DE OLIVEIRA

Jorge Pinho

Arquivo

Durante a coletiva de imprensa no Palácio Alencastro, o Prefeito Emanuel Pinheiro anunciou, e pegou de surpresa os sindicalistas que acompanharam o lançamento do concurso público para a rede municipal de ensino. Segundo o prefeito, os servidores irão receber 4,7% sobre os salários de Reposição Anual Geral (RGA), já na folha de pagamento do mês de julho.

“Nada me impedirá de honrar os compromissos, por exemplo, de pagar o RGA dos servidores públicos municipais. Em maio foi a data base dos servidores, que receberam 5.07%. Agora,   em julho, é a data base dos profissionais da educação que irão receber 4.7%.  RGA não se discute se paga e cumpre. O RGA não é aumento, é recomposição  das perdas inflacionarias do ano anterior”, disse o prefeito ao lado da professora Helena Maria Bortolo, representante do Sindicato dos Profissionais da Educação (SINTEP).

De acordo com o prefeito Emanuel Pinheiro, se existe respeito com os servidores públicos, respeito com os profissionais da Educação , se tem política pública e se quer investir numa  educação pública eficiente, de qualidade, humanizada e voltada para o futuro, é preciso investir e incentivar e cumprir a lei. “Portanto qualquer contra a RGA é um retrocesso. É um desrespeito para com a categoria e os trabalhadores”, pontuou Emanuel Pinheiro ao reconhecer que a classe dos professores quer mais.

Emanuel Pinheiro disse que o Executivo estuda a situação e, até onde é possível chegar em relação ao ganho real, uma vez que o município tem limites. Ele elogiou a atuação do sindicato dos professores, que tem sido responsável, equilibrado sem dar um passo a mais no compromisso com a categoria, e disse que o  mesmo tem entendido a gestão, e de forma positiva, ajudado o pode publico, a avançar em todos os aspectos.

Por ultimo, o prefeito elogiou a atuação do secretário Municipal de Educação, Alex Vieira Passos, a quem confiou a gestão da Educação, e que junto com a equipe, está trabalhando sempre de forma eficiente e buscando o maior êxito possível.  

Durante o evento, Emanuel Pinheiro falou também sobre a Lei Orgânica da Educação que está sendo encaminhada para a Câmara Municipal de Cuiabá. Disse que algumas questões estão sendo sanados entre os vereadores e executivo e os profissionais de Educação, mas que o seu reenvio ao legislativo municipal já está definido para os próximos dias.

“A lei Orgânica é base de tudo na Educação e uma conquista dos  profissionais. Temos  esse  compromisso, de enviarmos o quanto antes o projeto para a Câmara de Cuiabá”, concluiu Emanuel  Pinheiro.