Educação / AULA INAUGURAL 2024
03 de Fevereiro de 2024 10h28
Prefeito Emanuel Pinheiro abre oficialmente o ano letivo de 2024 em evento carregado de emoção
Os mais de 56 mil estudantes matriculados na rede pública municipal de educação de Cuiabá voltam às aulas na próxima segunda-feira (5). Antes disso, cerca de 1.450 profissionais da educação se reuniram na manhã desta sexta-feira (2), no Hotel Fazenda Mato Grosso, para a abertura oficial do ano letivo 2024, num evento marcado pela emoção, com 12.667 visualizações no canal da Escola Cuiabana.
O prefeito Emanuel Pinheiro, acompanhado da primeira-dama Márcia Pinheiro, ao lado da secretária de Educação, Edilene Machado deu as boas vindas aos profissionais, para mais um ano letivo de muito trabalho e entusiasmo.
“A educação cuiabana é hoje referência em todo o Brasil”, disse Emanuel Pinheiro após uma quebra de protocolo para receber uma homenagem de toda a rede, pelas mãos de diretores escolares que atuam na rede desde o início da gestão, em 2017.
“Quero agradecer o carinho, a garra, a energia positiva todas as vezes que estive e estou com os profissionais da educação. Nada tira o nosso amor por Cuiabá, o nosso compromisso com as famílias cuiabanas, com as nossas crianças e com uma educação pública universalizada e de qualidade. Já estou com saudade de vocês”, disse Emanuel Pinheiro.
Em sua fala, o prefeito destacou os avanços da pasta, reafirmou o compromisso de respeito e valorização para com os profissionais e estudantes da rede pública, prioridades da sua gestão.
Emanuel Pinheiro citou ações, investimentos e compromissos que foram rigorosamente cumpridos como salários em dia, pagos no último dia do mês; pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) e ganho real, que durante sua gestão somaram 50.59% de reajuste; a formação continuada dos profissionais; as reformas, reconstruções e construção de 55 unidades e mais 11 obras em andamento que devem ser entregues até o final de seu mandato; o Programa Climatizar é Humanizar; a entrega do Kit Material Escolar e uniforme, agora uma política pública assegurada por lei, que deve ser cumprida anualmente pelos próximos gestores da Capital, uma conquista sonhada pela primeira-dama Márcia Pinheiro e concretizada entre outras.
“É o último ano da minha gestão, de muito trabalho. Continuo com a mesma empolgação, motivação e paixão por Cuiabá”,
A solenidade de abertura do ano letivo contou com a participação do vice-prefeito, José Roberto Stopa, da secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, do promotor de Justiça, Miguel Slhessarenko Junior, do vereador Mário Nadaf, presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Cuiabá, da presidente do Conselho Municipal de Educação, Andrea Santos, do presidente do Sintep-Cuiabá, João Custódio, do presidente do Colegiado de Diretores da Secretaria Municipal de Educação, Ednilson Albino Carvalho, equipes gestoras das 170 unidades educacionais, entre outros.
Após a solenidade, o neuropsicólogo, consultor organizacional e escritor Eduardo Shinyashiki, proferiu palestra sobre o tema ‘Vencendo Desafios e Construindo um Novo Futuro,