Governo / NOTA DE PESAR
28 de Maio de 2021 15h20
Prefeito Emanuel lamenta morte do arquiteto e político Jaime Lerner
O prefeito Emanuel Pinheiro lamenta a morte na manhã desta quinta-feira (27) do arquiteto Jaime Lerner, ex-governador do Paraná, por dois mandatos, ex-prefeito de Curitiba, por três mandatos, e professor da Universidade Federal do Paraná. Jaime Lerner esta internado desde o dia 21 de maio no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, em Curitiba e morreu em decorrência de complicações de doença renal crônica.
O corpo de Jaime Lerner foi enterrado no Cemitério Israelita do Santa Cândida na tarde de ontem.
Arquiteto de formação, ficou internacionalmente conhecido por implementar na capital paranaense, na década de 70, o sistema integrado de transporte público, copiado em mais de 80 países.
Trajetória
Lerner nasceu em 17 de dezembro de 1937, em Curitiba. Foi prefeito da cidade em três mandatos, de 1971 a 1974, de 1979 a 1983 e de 1989 a 1992, e governador do Paraná por duas vezes, de 1995 a 1998 e 1999 a 2002.
Formado em arquitetura em 1964 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) trabalhou no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) desde a criação, em 1965.
Em 2002, foi eleito presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA). Ele também foi fundador do Instituto Jaime Lerner, entidade sem fins lucrativos.
Durante a vida, o político casou-se com Fani Lerner e teve duas filhas. A esposa morreu em maio de 2009, aos 63 anos.
Em 2010 Jaime Lerner foi considerado pela revista americana "Time" como um dos 25 pensadores mais influentes tendo implementado em Curitiba programas sociais, ambientais e de melhorias do transporte público.
Em 2011 recebeu o prêmio pelo Fórum Internacional de Transporte (FIT), uma iniciativa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), por suas "visionárias" reformas urbanas e "inovações" no âmbito do transporte público.
Em março deste ano, testou positivo para o novo coronavírus. À época, Lerner já havia tomado as duas doses da vacina, contudo ainda não estava no período de imunidade.
A sua morte repercutiu no Brasil e no exterior.
O prefeito Emanuel Pinheiro destacou a contribuição de Lerner em várias áreas entre elas no sistema de transporte coletivo, na educação pública, meio ambiente e cultura. “A morte de Jaime Lerner é uma perda para todos os brasileiros. Um urbanista e administrador de visão suas inovações, em especial no transporte coletivo, abriram um novo caminho no desenvolvimento das cidades, de forma mais humana. Seu legado alcança a Educação, o Meio Ambiente e a Cultura. O povo cuiabano se solidariza com essa imensa perda. Meus mais sinceros sentimentos à família e amigos desse grande homem, Jaime Lerner”, disse Emanuel Pinheiro.