Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / Distrito da Guia
16 de Janeiro de 2016 13h11
Prefeito em exercício acompanha mutirão de limpeza no Distrito da Guia
Cerca de 200 servidores da Secretaria de Serviços Urbanos de Cuiabá trabalharam no mutirão de limpeza na manhã deste sábado (16) no Distrito da Guia, de onde retiraram cerca de 300 toneladas de lixo e entulhos, em 30 viagens feitas por caminhões da prefeitura. Foi a primeira vez que o distrito, distante 30 km da cidade, recebeu este tipo de serviço, importante para que os quintais fiquem limpos e não se tornem criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika vírus.
Os trabalhos de retirada de entulhos, poda de árvores, roçada de mato, pintura de meio fio, foram acompanhados pelo prefeito em exercício, Haroldo Kuzai, e o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa. Segundo o prefeito, o distrito, que tem cerca de 5 mil habitantes, é uma região afastada da cidade e a prefeitura tem recebido muitas demandas. “Por isso, em conversa com os secretários de Obras [Marcelo Oliveira] e de Serviços Urbanos [José Roberto Stopa], resolvemos fazer um mutirão integrando os serviços destas secretarias. Esta limpeza é importante para acabar com os focos do mosquito”.
O mutirão no Distrito da Guia começou na sexta-feira (15), com a operação tapa-buraco realizada pela Secretaria de Obras Públicas para recuperar o asfalto danificado em algumas ruas. As equipes, comandadas pelo secretário Marcelo Oliveira, também fizeram a limpeza de bocas de lobo.
Equipes da secretaria de Serviços Urbanos realizaram a troca de 38 lâmpadas e instalaram 25 braços para luminárias. Foram usados no mutirão, oito caminhões truck, três tratores roçadeira e uma pá carregadeira. “Na segunda-feira vamos finalizar o serviço com o apoio de dois tratores e três caminhões e mais uma equipe de poda”, disse o diretor de Serviços Urbanos, Pedro Luís Máximo Rodrigues, que orientou as equipes juntamente com o secretário-adjunto, Ralfrides Macedo.
Dados da Saúde
O secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, explicou que para a definição dos bairros onde são realizados os mutirões são levados em conta os dados da Secretaria de Saúde em relação aos casos de dengue. “Já realizamos estes mutirões em Cuiabá e estamos agora intensificando estas ações diante da necessidade de combater o mosquito da dengue. E as pessoas têm a oportunidade de retirar os resíduos do fundo do quintal e colocar em locais predeterminados pela prefeitura que faz a retirada”, disse Stopa.
Os entulhos, que contêm restos de construção, madeiras, eletrodomésticos sem uso, sofás velhos, e uma infinidade de objetos descartáveis, são colocados em frente às casas ou num ponto anunciado pela prefeitura que faz a coleta e leva para o aterro sanitário. O material que pode ser reciclado é encaminhado para a reciclagem. “Nossa parte, estamos fazendo. Por isso, pedimos também a colaboração da população para que mantenham seus quintais limpos. Nosso trabalho é estimular a consciência dos moradores. Todo sábado vamos estar num bairro ou localidade diferente. Nos últimos dois anos e meio, dos 280 bolsões de lixo existentes, conseguimos reduzir para 48, graças a estas ações”, disse Stopa, que, na segunda-feira, após reunião com o prefeito, irá anunciar o local do próximo mutirão.
Casos de zika
A enfermeira-chefe do posto de saúde do distrito, Juliana Pinheiro, disse que a grande preocupação é evitar a proliferação do mosquito da dengue. “No mês de dezembro ocorreram vários casos de zika. Fizemos um trabalho de conscientização junto à população para que mantenham seus quintais limpos”, ressaltou.
Para a subprefeita do Distrito da Guia, Viviane Rodrigues Vilela, o mutirão de limpeza, com a retirada de detritos que podem servir de criadouros, é importantíssimo. “Agradecemos ao prefeito, aos secretários, que prontamente estão aqui atendendo nossas demandas. E pedimos também que a população colabore, não deixando acumular lixo em seus quintais”, recomendou. Ela disse que o trabalho de conscientização será intensificado tanto na sede do distrito como nas comunidades rurais com o apoio dos 10 agentes de saúde que integram a equipe do Programa Saúde da Família.
O presidente da Associação de Moradores do Distrito da Guia, Rubens Dias da Silva, conhecido como Rubinho da Guia, disse que o caminhão que faz a coleta de lixo passa três vezes por semana no distrito. O problema são os entulhos. “Havia um acúmulo de lixo muito grande aqui nesta comunidade e os moradores não tinham um local para descartar. E agora com esse trabalho tivemos essa oportunidade e esperamos que os moradores também colaborem e não joguem o lixo às margens da estrada”, pediu.
Também compareceu ao mutirão de limpeza o presidente da Ucamb (União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros), Édio Martins. Ele também apelou para a colaboração dos moradores. “O cidadão trem que fazer sua parte, mantendo seu quintal limpo, não deixando objetos expostos que possam armazenar água. A realização de mutirões de limpeza era uma reivindicação antiga das associações de moradores e que vem sendo atendida pela prefeitura. Por isso temos que parabenizar estas ações”.