Governo / PESAR

19 de Junho de 2024 14h35

Prefeito e primeira-dama lamentam falecimento do desembargador Paulo Lessa e destacam o legado de justiça e humanidade

SECOM

TJMT

Arquivo

“Meu amigo, desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Paulo Lessa, nos deixou nesta quarta-feira, mas será sempre reverenciado por sua firmeza e humanidade. Seus ideais já foram eternizados. Ele não apenas interpretou a lei com excelência, mas também se destacou como um verdadeiro defensor das causas sociais, especialmente na luta contra a violência. Sua influência e seus esforços incansáveis proporcionaram avanços significativos na proteção dos direitos das mulheres e na promoção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, lamentando o falecimento do desembargador aposentado do TJMT, Paulo Lessa, ocorrido na manhã desta quarta-feira (19).

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, também externou suas condolências à família e aos amigos do desembargador, que presidiu o Tribunal de Justiça no período de 2007 a 2009. Paulo Lessa faleceu aos 74 anos, em decorrência de um infarto.

“Solidarizamo-nos com a família, amigos e colegas neste momento de dor, desejando que encontrem conforto nas memórias e no legado de justiça e compaixão que ele deixou. O compromisso e a visão do Dr. Paulo Lessa continuarão a nos inspirar e a guiar nossos esforços na defesa daqueles que mais necessitam”, declarou a primeira-dama, Márcia Pinheiro.

Paulo Lessa nasceu na cidade de São Paulo e bacharelou-se pela Faculdade de Direito Braz Cubas, em Mogi das Cruzes. Em 1979, por concurso público, assumiu como juiz de Direito do Estado de Mato Grosso, jurisdicionando nas Comarcas de Alto Garças, Rondonópolis e Cuiabá. Em 3 de agosto de 1992, por merecimento, tomou posse no cargo de desembargador, ocupando os cargos de corregedor-geral da Justiça, no biênio 1999-2001, e de presidente do TJMT durante o biênio 2007-2009.

Como presidente, foi responsável pela implantação da Central de Precatórios, da Coordenadoria de Controle Interno, das Varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, do Diário da Justiça Eletrônico, do Sistema de Desenvolvimento de Carreira e Remuneração dos Servidores (SDCR) e ainda da Escola dos Servidores.

Também foi presidente, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), além de secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos entre 2011 e 2013.

O velório será realizado na Capela Jardins, Sala Orquídeas, a partir das 19h30. O desembargador deixa a esposa, Mayara Lessa, dois filhos e dois netos.

Com informações da assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.