/ Consórcio Vale do Rio Cuiabá
09 de Fevereiro de 2021 16h51
Prefeito destaca empenho de Bolsonaro para ajudar municípios no combate a Covid-19
Durante a primeira reunião de 2021 do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá, na tarde de segunda-feira (8), no município de Santo Antônio do Leverger ( distante 28.58 km da Capital), o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, destacou aos outros 11 gestores de municípios presentes no encontro, que a ajuda do Governo Federal foi essencial para enfrentar a primeira onda da pandemia do Covid-19 no ano passado.
Pinheiro lembrou que os mais de 5.500 municípios brasileiros, 26 estados e o Distrito Federal receberam ajuda financeira para investir no combate ao vírus. " Eu tenho me manifestado independente de siglas partidárias, a vacinação. Eu, como gestor, reconheço que se não fosse os recursos liberados pelo Governo Federal no período da primeira onda da pandemia, Cuiabá não conseguiria atender a demanda do Estado inteiro. Foram R$100 milhões oriundos do Governo Federal em 2020 para financiamento de leitos de UTIs e 164 milhões aprovados pelo Congresso Nacional. Este último recurso foi criado para que todos os municípios fizessem a compensação devido às perdas tributárias. Isso não foi só Cuiabá, foram os mais de 5.500 municípios do país e todos os 26 estados e o Distrito Federal. Então, eu quero registrar aqui, o meu agradecimento ao presidente Jair Bolsonaro", destacou.
Durante a reunião os 13 prefeitos presentes assinaram um ofício que será encaminhado ao Congresso Federal solicitando que o Governo Federal continue ajudando os municípios neste momento de segunda onda da Covid-19. "É um agradecimento em conjunto ao presidente e iremos pedir por ofício à Bancada Federal para que possa continuar ajudando os municípios no combate ao vírus neste ano de 2021", concluiu o prefeito que é presidente do Consórcio que engloba 13 prefeitos do Vale do Rio Cuiabá.