Notícias

Governo / DEBATE DEMOCRÁTICO

14 de Julho de 2025 12h00

Prefeito de Cuiabá recepciona alunos do IFMT em debate sobre maioridade penal

Ulisses Lalio

Rennan Oliveira

Arquivo

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, recepcionou nesta segunda-feira (14) cerca de 50 estudantes do IFMT – Campus Coronel Octayde Jorge da Silva para um debate sobre a proposta de redução da maioridade penal. Divididos em dois grupos (de 60 cada), os alunos dos 2º anos dos cursos de Informática (B e C), Eventos (B) e Secretariado (A) foram desafiados a defender posições opostas: um grupo a favor da mudança na lei e outro pela manutenção da atual legislação, que estabelece a imputabilidade penal apenas a partir dos 18 anos.

Durante o encontro, realizado na sede da Prefeitura de Cuiabá, o prefeito defendeu uma responsabilização proporcional aos crimes cometidos por adolescentes, sem, contudo, desconsiderar a idade. Abilio utilizou uma analogia para sustentar seu ponto de vista: “Se um jovem de 16 anos tem maturidade para votar e escolher os rumos do país, inclusive elegendo corruptos que desviam recursos da saúde e, por consequência, causam mortes indiretas na população, por que não pode ser responsabilizado por seus próprios atos criminosos?”

Apesar do tom firme, o prefeito incentivou o debate aberto e democrático, respondendo a perguntas de diversos estudantes, que participaram ativamente ao longo de mais de uma hora de conversa. "Eu como político e prefeito de Cuiabá preciso dialogar com vocês jovens e defender que bons exemplos sejam seguidos, e os maus seja evitados. Ao convercer vocês para que possoam ter entendimento sobre esse e outros temas tão delicados, eu como prefetio estou preparando-os para as proximas eleições. Para que o poder que emanda do voto, possa ser revertido em escolhas conscientes e que isso seja revertido em políticas publicas e legislações benéficas ao nosso país", concluiu.

O encontro com o prefeito é parte de uma atividade interdisciplinar promovida pela professora Christiany Fonseca, que busca estimular o pensamento crítico e a formação cidadã. Antes da visita ao Executivo, os alunos já haviam conversado com vereadores, advogados e especialistas, além de visitarem a Câmara Municipal. Todo esse processo culminará em um júri simulado no próprio campus, onde os estudantes irão confrontar argumentos e avaliar os melhores posicionamentos com base nas informações coletadas e nos estudos feitos em sala de aula.

A série de debates está programada para os dias 14, 15, 17 e 18 de julho, sempre no auditório do IFMT, das 13h às 18h. Após os debates, o prefeito conversou com os alunos, apresentou o terraço da prefeitura e fez vídeos com os alunos.

#PraCegoVer

Na imagem o prefeito está em uma sala com inúmeros alunos sentados. Abilio de pé ao lado da professora apresenta seus pontos de vistas sobre o tema apresentado da redução da maioridade penal.