/
16 de Fevereiro de 2012 11h00
Prefeito de Cuiabá participa de audiência pública para implantação do VLT
O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, participou junto à sociedade cuiabana da audiência pública para debater a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na capital e em Várzea Grande. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (16-02), no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
A audiência contou com a presença de demais autoridades Estaduais e Municipais. Nesta quinta-feira, das 14h às 18h, a discussão sobre o modal ocorrerá na Câmara Municipal de Várzea Grande. A apresentação técnica sobre o VLT é ministrada pelo assessor de Mobilidade Urbana da Secopa, arquiteto Rafael Detoni.
Na ocasião, Galindo destacou à população a importância da implantação do VLT, em vista da necessidade de se melhorar a qualidade do sistema de transporte coletivo na região metropolitana.
“Nesta audiência tem que haver o desejo de avançar, com foco nos benefícios que o VLT trará para a sociedade. Temos que prosseguir nos debates e dar o sinal verde ao governo do Estado para continuar com a licitação e as obras.”, discorreu o prefeito.
Galindo fez questão de afirmar, mais uma vez, que a prefeitura de Cuiabá está empenhada em auxiliar o governo estadual no avanço do projeto do VLT. “Equipes da prefeitura trabalham em conjunto com os técnicos da Secopa, no intuito de encontrar um denominador comum para a realização das obras da Copa do Mundo de 2014”.
O secretário extraordinário da Copa do Mundo, Éder Moraes, complementou o prefeito ao frisar a parceria e dedicação da prefeitura de Cuiabá neste processo. “Galindo vem dispensando toda atenção às obras de mobilidade urbana, cedendo equipes de técnicos para atuar ao nosso lado. Ou seja, tudo que levamos ao prefeito temos sua guarida”, pontuou.
Modal
O VLT será implantado no canteiro central nos itinerários CPA - Aeroporto e Coxipó - Centro, percorrendo 22,2 km. O volume de ônibus e veículos de passeio que circulam pelas avenidas será reduzido quando o novo modal entrar em operação. Os ônibus convencionais alimentarão o sistema de VLT, trazendo os passageiros dos bairros até uma das estações do metrô de superfície, que ficarão ao lado dos trilhos no canteiro central das avenidas Rubens de Mendonça, Prainha, FEB e Fernando Correa da Costa.
Com 15 km de extensão, o trajeto CPA - Aeroporto contará com dois terminais de integração (CPA1 e André Maggi, que terá um elevado ferroviário no aeroporto Marechal Rondon), 22 estações de transbordo, dois viadutos, três trincheiras e uma ponte. Nesse trecho será feito também a reestruturação do canal da Prainha, na região central de Cuiabá.
O eixo Coxipó - Centro terá 7,2 Km de extensão, um terminal de integração (Coxipó), 11 estações de transbordo, três viadutos e duas pontes.
Os terminais terão estacionamento para veículos e bicicletário, ampliando o potencial de mobilidade urbana na Capital e em Várzea Grande. O projeto do VLT prevê que todos os critérios de acessibilidade serão contemplados na elaboração dos projetos básico, executivo e, consequentemente, na execução das obras.