Notícias

/

05 de Abril de 2012 08h45

Prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, acredita que novos cidadãos cuiabanos tem responsabilidade ainda maior com a capital

Carol Sanford-Secom/Cuiabá

Para o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, as 84 pessoas que receberam o título de cidadão cuiabano, nesta quarta-feira (04/04), no Hotel Fazenda Mato Grosso, tem agora um compromisso ainda maior com a capital mato-grossense. A iniciativa da Câmara Municipal de Vereadores homenageou pessoas que vieram de outros locais e que de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento de Cuiabá.

“Eu já tive a honra de receber o título e sinto que tenho que trabalhar ainda mais por Cuiabá, para devolver tudo o que essa cidade fez por mim e minha família. Acredito que para ser agraciado com essa honraria, a pessoa precisa amar essa cidade e, reitero, retribuir o que a cidade deu”, afirmou Galindo.

O vereador Arnaldo Penha, que presidiu a sessão solene, disse que o gesto de entregar títulos de cidadão cuiabano a pessoas que nasceram em outros Estados é muito importante, porque faz com que esses moradores se sintam mais responsáveis pela capital de Mato Grosso.

“Agora eles são cuiabanos de fato e tem o compromisso com o desenvolvimento de Cuiabá”, disse Penha.
A iniciativa é a maior honraria outorgada pelo Legislativo Municipal e faz parte das comemorações dos 293 anos de Cuiabá. A honraria é motivada por atitudes que fomentam melhorias em diversas áreas, como educação, saúde, segurança e cultura e, assim, promovem uma melhor qualidade de vida dos cidadãos.

Para o migrante de Alagoas, Anderson Xavier, receber o título de cidadão cuiabano é uma honra muito grande, já que ele sente que representa um pouco a colônia nordestina na capital mato-grossense. “Também represento a juventude, que nesta cidade vem sendo tratada com respeito. Apesar do descrédito na política, tivemos muitas ações que estão conseguindo reverter o desinteresse dos jovens pelo assunto e me sinto parte disso”, comentou ele.

A juíza Ana Emília Sotero falou em nome de todos os homenageados e considerou a honraria muita responsabilidade. “Qualquer palavra que se diga não expressa a felicidade em receber esse título. Já somos filhos dessa terra por contribuir com ela e agora sim somos cuiabanos de ‘tchapa e cruz’”, agradeceu.

A Câmara presta a homenagem desde 1970, mas, nos últimos anos, escolheu a proximidade do aniversário da cidade para realizar a outorga. O título faz com que o agraciado tenha duas naturalidades, passando também a ser considerado um cuiabano.