Governo / PARCERIA
27 de Abril de 2020 13h50
Prefeito assina termo de compromisso com a Fenabrave para reforço de medidas de biossegurança
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, assinou na tarde de hoje (27), termo de compromisso para ações de biossegurança junto à Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave Regional Mato Grosso). A assinatura do documento está prevista no art. 9º do decreto 7886/2020, que deterninou a retormada gradativa das atividades econômicas na capital, e tem como objetivo inibir a propagação do novo coronavírus (Covid-19). Durante a atividade, realizada no Salão Nobre do Palácio Alencastro, o prefeito de Cuiabá reafirmou os cuidados adotados pela preservação da saúde e a vida da população. Ele destacou que dados do Ministério da Saúde apontam a capital com o menor índice de registro de óbitos pela Covid19 no Brasil, mas reforça que ainda existe um longo caminho no enfrentamento à disseminação."O esforço, sem dúvida, é conjunto. Os segmentos são parceiros nesse embate ao inimigo comum a todos. As medidas adotadas são drásticas, mas necessárias", reafirmou Emanuel.
“Quero agradecer o respeito ao nosso setor, estamos cientes dos desafios que são enfrentados e quero parabenizar a firmeza de suas decisões. Um exemplo de que não adianta apenas a reabertura é o setor de oficinas, que seguiu funcionando, mediante decreto e os proprietários perceberam a queda do faturamento, na procura pelas atividades. De nossa parte, sempre estaremos respeitando as decisões”, disse Paulo Boscolo, que atua como diretor da Fenabrave Regional e preside o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Mato Grosso (Sincodiv-MT). Nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande atuam 76 concessionárias de veículos.
Também já assinaram o Termo de Compromisso, a Federação das Associações Comerciais (Facmat), a Associação Empresarial de Cuiabá, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomercio) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). E ainda, o Conselho de Ministros Evangélicos de Cuiabá (COMEC).
Medidas
A retomada gradativa das atividades econômicas é resultado da política de enfrentamento à pandemia aderida pelo Município. A aplicação das medidas protetivas colocou a capital mato-grossense no grupo de cidades com números de casos confirmados e óbitos por conta do novo coronavírus abaixo da incidência nacional. Dessa forma, Cuiabá se tornou apta para a plicação do plano estratégico de reabertura do comércio.
Diante desse cenário, tendo como base o art. 38 do decreto nº 7.868, foi criado um grupo técnico, responsável por elaborar o planejamento de retomada, utilizando-se de dados ofertados pela categoria empresarial. O plano foi concebido visando tonar o desenvolvimento das atividades econômicas, durante a pandemia, compatível com as ações de prevenção ao contágio.
Além do prefeito, participaram da ação, o procurador municipal de Cuiabá, Marcus Brito, o secretário de Governo, Linconl Sardinha e, representando a Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador Edemir Claudio, o 'Doutor Xavier' e ainda Daniela Sanches Vicente, assessora jurídica da Fenabrave.