Notícias

Economia / ÚLTIMOS DIAS

28 de Abril de 2025 08h35

Prazo para pedir desconto do IPTU Sustentável termina amanhã

Rafael Costa

Emanoele Daiane

Arquivo

Proprietários de imóveis em Cuiabá têm até esta quarta-feira (30) para solicitar o desconto do IPTU Sustentável, também conhecido como “IPTU Verde”. A iniciativa da Prefeitura premia quem investe em tecnologias e práticas ambientais, possibilitando abatimento de até 25% no IPTU, conforme a quantidade de medidas sustentáveis adotadas no imóvel.

Cada ação sustentável implementada no imóvel, como energia solar, aquecimento solar, reuso de água ou telhado verde, garante 2,5% de desconto no IPTU. O benefício pode ser acumulado, chegando ao teto de 25% para quem adotar dez práticas reconhecidas pela legislação municipal e aprovada pela SMADESS (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável). 

Entre as tecnologias e soluções que dão direito ao desconto estão:

•    Sistema de captação e reuso de águas pluviais
•    Reuso de água de outras fontes
•    Aquecimento solar (elétrico ou hidráulico)
•    Geração de energia fotovoltaica
•    Uso de energia eólica
•    Instalação de telhado verde
•    Construção com materiais sustentáveis
•    Calçadas verdes com áreas permeáveis.

Para solicitar o benefício, o contribuinte deve protocolar o pedido presencialmente na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMADESS), no 3º andar do Palácio Alencastro, no Centro de Cuiabá. É necessário apresentar documentos pessoais, identificação do imóvel, número de inscrição no Cadastro Imobiliário Municipal e comprovação das tecnologias sustentáveis aplicadas – fotos e, no caso de energia solar, a conta de luz já é suficiente.

A concessão do desconto exige que o imóvel e o proprietário estejam em dia com as obrigações tributárias municipais. A SMADESS pode solicitar documentos complementares e, caso haja dúvidas, fiscais ambientais podem vistoriar o imóvel para checar as informações. O benefício poderá ser suspenso se for constatado que o imóvel deixou de manter as práticas que originaram o desconto.

O IPTU Sustentável está em vigor desde 2023, após aprovação da Lei Complementar 515/2022, e o processo de validação do benefício deve ser renovado a cada dois anos.

Não perca o prazo: investir em sustentabilidade é bom para o planeta e para o bolso.

#PraCegoVer

A foto que ilustra a matéria jornalística dá destaque aos pisos da Praça Alencastro, com tonalidade marrom clara. No fundo, é exibido o Palácio Alencastro, prédio da Prefeitura de Cuiabá, com tonalidades verde e branco. 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.