Notícias

Saúde / PREVENÇÃO

26 de Outubro de 2018 14h32

Praça Alencastro é palco de mais uma grande ação do Outubro Rosa

ANDRESSA SALES

Luiz Alves

Arquivo

Cerca de 500 pessoas passaram pela Praça Alencastro nesta sexta-feira (26), Dia Estadual de Combate ao Câncer de Mama para participar de mais uma ação em alusão ao Outubro Rosa – campanha de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero. Em sua 9° edição, o encontro anual, organizado pela a Associação de Apoio à Pessoas em Tratamento e Pós-Tratamento do Câncer de Mama de Mato Grosso (MT Mama), tem como parceiro a Prefeitura de Cuiabá e diversas entidades e apoiadores da causa.

Durante todo o dia os voluntários e as mulheres assistidas pela instituição “Amigos do Peito” abordaram o público que passava pela praça com orientações, informações e recomendações sobre prevenção e combate à doença.

“Nesse mês intensificamos o trabalho que já efetuamos ao longo do ano, justamente para reforçar às pessoas a necessidade de se ter como hábito a realização do autoexame. Cada vez mais, a população jovem tem sido diagnosticados com a doença e, somente dessa forma, é possível identificá-la no estágio inicial. O câncer de mama não tem idade e quanto antes descoberto maior será a chance de cura”, explicou a presidente do MT Mama, Cleuza Leite.

O trabalho educativo da entidade promove a conscientização de todas as pessoas quanto à importância da detecção precoce de doenças nas mamas, além de fornecer todo o suporte às pessoas e familiares durante o tratamento.

Para a professora aposentada, Elizabeth Conceição Almeida Alves, a prevenção e o controle anual da mamografia fez toda a diferença para seu diagnóstico da doença.

“Por estar sempre examinando as mamas e fazer anualmente a mamografia, quando descobri que tinha a doença logo comecei o tratamento e desde então faço os acompanhamentos. Foi um momento muito difícil, a retirada da mama é algo que meche muito com emocional da mulher, ao mesmo tempo me tornei uma mulher mais forte e hoje dedico meu tempo retribuindo todo o suporte que recebi em trabalhos sociais”, contou Elizabeth.

De acordo com o MT Mama, no estado, os dados oficiais apontam 680 novos casos, sendo 220 em Cuiabá. Em homens, a doença atinge 1% do total.

Além de todo o trabalho de orientação, quem passou pela praça recebeu alguns serviços de cuidados com a saúde oferecidos pelos alunos do Centro de Ensino Técnico Mato-grossense (Cetem). Os cidadãos puderam contar, por exemplo com aferição da pressão arterial, orientação sobre hipertensão e diabetes, triagem sanguínea oferecidos pelo Cedic-Cedilab. Os alunos ainda agraciaram o público com design de sobrancelhas, massagem Quick e Reiki, manicure, corte masculino e feminino.

Além da atividade na Praça Alencastro, 10 palestras estão programadas até o final do mês em empresas, órgãos públicos e escolas realizadas por voluntários e assistidas.