Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / EMPREENDEDORISMO
30 de Junho de 2021 10h11
Pra Frente Cuiabá: Aulas de três cursos do Qualifica têm início e preparam a população para uma carreira profissional
As primeiras turmas da 1ª etapa do Qualifica Cuiabá - que integra as ações do Programa Pra Frente Cuiabá - já começaram as atividades na capital. As aulas são realizadas na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial- Senai, localizado no Distrito Industrial, em Cuiabá. O programa Pra Frente Cuiabá e é mais uma iniciativa da gestão Emanuel Pinheiro sendo projetado e organizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro que tem um cuidado especial com as causas sociais do município. Por iniciativa de Márcia, a capital vem desenvolvendo ao longo dos anos, o projeto Qualifica e em 2021 a ação passou a fortalecer o novo programa Pra Frente Cuiabá, que é coordenado pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, e abarca as pastas de Assistência Social, Direitos Humanos e da Mulher.
“Esse é mais um compromisso assumido em campanha que visa oferecer de forma gratuita, a qualificação profissional para acesso ao mercado de trabalho. Estamos lançando uma série de programas. A gestão Emanuel Pinheiro não para. Temos que preparar a capital nesse período de pandemia como também no pós-pandemia, a fim de garantir a geração de emprego e renda”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.
Os cursos já iniciados são o de eletricista de edificação predial, operador de empilhadeira e de distribuição de rede de energia. As vagas foram 100% ocupadas pelo público masculino. Gilmar Belo, 24 anos é um dos participantes que escolheu o curso de eletricista de edificação predial, pois já possuía noções básicas de execução dos trabalhos. Ele conta que pretende aprender as técnicas corretas e obter o certificado de conclusão para melhorar o curriculum. “Só de me inscrever no curso, as oportunidades começaram a surgir, muitas portas já estão se abrindo”, contou o aluno.
De forma dinâmica, o professor José Carlos da Silva, pertencente ao quadro de profissionais do Senai- responsável pela ministração dos cursos do Qualifica, informou que além da introdução geral sobre a profissão escolhida, os alunos aprendem sobre a importância da apresentação pessoal como trabalhador e quais as garantias que serão obtidas ao longo do tempo. “Além do salário no final do mês, os participantes entendem sobre a importância da abertura do cadastro como Micro Empresário Individual- MEI, as formas de gerir o trabalho e os recolhimentos tributários mensais”, pontuou o professor.
“Acreditamos na educação profissional como grande impulsionadora do desenvolvimento local. Agradecemos a Prefeitura de Cuiabá por confiar em nossa instituição Senai como parceiro. Projeto que tem um propósito maior que é transformar vidas, por meio da qualificação e geração de emprego e renda”, afirmou a diretora regional do Senai MT, Lélia Brun.
Para informações e demais esclarecimentos entrar em contato pelo wattssapp- 9280-3239.
Pra Frente Cuiabá
Ações de infraestrutura, mobilidade urbana, fomento na geração de empregos, na produção do campo, resgate do turismo e valorização da cultura cuiabana se interseccionam para construir uma cidade cada vez mais sustentável, tecnológica, planejada e que proporcione qualidade de vida aos seus habitantes. No Pra Frente Cuiabá, a proposta é organizar a cidade em polos e promover o desenvolvimento de forma linear e integrada, estimulando as capacidades de cada setor, se articulando também com a iniciativa privada e terceiro setor. O programa abarca cinco principais ações, já anunciadas: Sine da Gente, Enem Digital 5.0, Qualifica Cuiabá, Cuiabanco e Agro da Gente.
Confira um pouco mais das cinco ações do programa Pra Frente Cuiabá:
- Sine da Gente: Implantação de uma unidade móvel que atuará nos bairros para atender a oferta e demanda de emprego por região.
- Enem Digital 5.0: Ensino no modelo híbrido; suporte técnico e personalizado; 2.000 alunos.
- Qualifica Cuiabá: Programa da Secretaria de Assistência Social, em parceria com SESI, SENAI, SEBRAE e FECOMÉRCIO; desenvolver as habilidades dos cidadãos para o fomento na geração de renda para família; preparar a mão-de-obra para o mercado de trabalho.
- Agro da Gente: Fortalecimento do apoio à agricultura familiar; qualificação técnica na produção do campo; incentivo à atividade da agroindústria; programa de incentivo para quatro cadeias produtivas: peixe, FLV (fruta, legume e verdura), frango e leite.
- Cuiabanco: Linha de Crédito para o pequeno empreendedor com juros zero; PAA – Programa de aquisição de alimentos.