Mobilidade Urbana / interesse
28 de Novembro de 2014 16h02
Portalzinho da Transparência já teve mais de 5 mil acessos desde sua implantação
Lançado durante a 1° Semana da Transparência da Prefeitura de Cuiabá, em maio deste ano, o Portalzinho da Transparência tem recebido mais de 900 acessos por mês.
O site é a versão infanto-juvenil do “Portal da Transparência” - instrumento de controle social que possibilita ao cidadão acompanhar e fiscalizar a arrecadação de receitas e a aplicação dos recursos públicos aumentando a transparência da gestão pública.
O Portalzinho foi criado com linguagem adequada para o público infantil e infanto-juvenil, de 6 a 12 anos. Os dados são apresentados em forma de quadrinhos e brincadeiras para despertar a atenção das crianças e jovens, e provocar, desde cedo, o sentimento de cidadania e responsabilidade social.
Quando de seu lançamento, o Controlador Geral do Município, Marcelo Bussiki, disse: “Queremos e devemos incentivar essa consciência cidadã para que todos saibam como está sendo gasto o dinheiro público e de que forma podem ter acesso às informações sobre a gestão pública. O Portal da Transparência da Prefeitura de Cuiabá é uma das ferramentas mais importantes de transparência pública no município e criar um Portalzinho com temas relacionados à ética e cidadania desperta, desde cedo, o interesse das crianças, que são um de nossos principais públicos, pois são elas que vão transformar o país e também a cidade de Cuiabá”.
Segundo a auditora da Controladoria-Geral do Município, Luana Kahara, o modelo lançado pela equipe da CGM é uma parceria firmada com a Controladoria Geral da União (CGU) que disponibilizou a cessão de uso dos links de suas páginas institucionais.
O Controlador Geral do Município, Marcelo Bussiki, diz estar satisfeito com a procura pelo ‘Portalzinho’, pois além de estimular a criança, ele serve também como ferramenta de apoio aos professores para o ensinamento das noções transparência. “O portal pode ser peça fundamental nas salas de aula porque as crianças visualizam melhor os exemplos de cidadania contados nas brincadeiras e nas histórias”, explica o controlador-geral.
O Portalzinho pode ser acessado no endereço eletrônico www.portalzinho.cuiaba.mt.gov.br