Governo / AVALIAÇÃO POSITIVA
05 de Novembro de 2022 06h10
População vê Orla do Porto II como fundamental para impulsionar turismo em Cuiabá
A população cuiabana aprovou a entrega da Orla do Porto II. De acordo com o público presente na solenidade de inauguração do novo espaço de lazer e cartão postal da Capital, a estrutura terá um papel importante no processo de fortalecimento da região do bairro Porto, onde a Prefeitura de Cuiabá tem executado diversas obras. O espaço foi entregue na última quinta-feira (3), pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.
“É uma obra que vem para somar e está situada em um espaço composto por várias outras obras, como a revitalização e ampliação do Mercado do Porto, a Orla do Porto I, a Vila Cuiabana. É mais uma iniciativa que potencializa o turismo dessa região, pois oferta várias opções”, disse o presidente da Associação do Mercado do Porto, Jorge Antônio Lemes Júnior.
Para o morador do bairro Parque das Nações, Agostinho Duarte, o espaço ficou bonito e atrativo. “Ficou muito bonito esse espaço, as pessoas vão aproveitar uma área de lazer, local para caminhada, e outras opções para lazer e diversão. Com certeza, vai incrementar o turismo de Cuiabá”, completou.
A ESTRUTURA
Por meio de um trabalho em conjunto entre Secretaria Municipal de Obras Públicas, Limpurb e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), a Prefeitura de Cuiabá investiu R$ 3,4 milhões na requalificação da Orla II. O espaço, antes ocioso, agora é mais uma opção de lazer à população e um novo cartão postal da cidade.
O projeto conhecido foi elaborado pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU) e abrange uma área de mais de 600 metros de extensão. No local, foi construído um calçadão com total acessibilidade, estacionamento, ciclovia, espaço para feiras livres e atividades culturais, implantação de iluminação de LED, bancos e lixeiras.
Além desses equipamentos, a Orla II conta ainda com esculturas que homenageiam o estadista cuiabano Dante Martins de Oliveira e o eterno carnavalesco e colunista social Jejé de Oyá, falecidos em 2006 e 2016, respectivamente. A viola de cocho, símbolo cultural da Capital, também está presente no novo espaço de lazer.