Notícias

Saúde / Aprovação

05 de Julho de 2016 08h15

População aprova atendimento na UPA Sul no primeiro dia de funcionamento

MARIA BARBANT e MICHELLE CÂNDIDO

Michel Alvim

Arquivo

Nas primeiras 24 horas de funcionamento,  da manhã de ontem, segunda-feira (4), até às 06 horas desta terça-feira (05), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul, localizada no bairro Pascoal Ramos, atendeu 271 pessoas, sendo  93 delas crianças e sete atendimentos odontológicos, o restante, 171 foram adultos, na clínica geral. A unidade, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, teve suas obras entregues no inicio do mês de junho.

A unidade conta com 120 profissionais, dos quais 32 são médicos nas especialidades de clinica geral e pediatria, além de médicos emergencistas.

O secretário adjunto de Assistência da SMS de Cuiabá, Daoud Abdallah e a diretora técnica da Atenção Secundária, Karina Costa Marques Medeiros, estiveram acompanhando o inicio do funcionamento da unidade.“Tudo transcorreu normalmente, sem problemas”, avaliou Karina Medeiros.

O secretário adjunto de Assistência, Daoud Abdallah reuniu-se com lideranças comunitárias. Durante a reunião ele explicou as mudanças que estão sendo planejadas em relação aos atendimentos nas Policlínicas do Pedra 90 e Pascoal Ramos. “Estamos reorganizando o fluxo de atendimento das unidades para dar maior agilidade e qualidade aos serviços prestados ao cidadão”.

A Policlínica do Pascoal Ramos, que funciona ao lado do prédio da UPA Sul, será readequada e destinada à prestação de outros serviços de saúde. Segundo a diretora técnica da Atenção Secundária, nesse período de readequação, os serviços de fisioterapia serão mantidos.

“A  Policlínica do Pedra 90 não será desativada. Com o inicio do funcionamento da UPA Sul, unidade que tem  capacidade para atender de 300 a 450 pessoas por dia, essa unidade também terá seu fluxo de  atendimento reorganizado, dentro da Política do Programa Saúde da Família, ou seja, como o bairro tem cobertura de  100% de PSF's, os pacientes classificados como azul e verde serão encaminhados para as unidades da rede básica de saúde”.

 “No período noturno, a Policlínica do Pedra 90 terá uma equipe plantonista. Na unidade, os pacientes classificados como azul e verde serão transportados para atendimento na UPA Sul, que possui um corpo clínico maior. Já os classificados como amarelo e vermelho serão atendidos na própria policlínica”, explicou Karina Medeiros, lembrando que essa unidade sempre funcionou como pronto atendimento.

A professora Edivânia Farias, disse ter gostado muito do atendimento. Ela levou o filho de 9 anos. “O atendimento foi bastante rápido e, se formos comparar com a Policlínica o atendimento melhorou muito”.

A vigilante Viviane Marcela, que levou a filha de três anos,  também esteve na unidade. “Espero que com isso, o atendimento melhore muito na região e que não falte médico”. Ela elogiou a estrutura e disse que espera que a população e o poder público cuidem da unidade.

A dona de casa Vanessa Lima, que está gestante, elogiou o atendimento. Ela levou o marido que estava com falta de ar que imediatamente foi atendido. “A estrutura é muito boa e o atendimento foi bastante rápido”. 

 A UPA Sul tem capacidade para atender até 450 pacientes por dia. Sua equipe formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, pessoal administrativo e outros,  é suficiente para atender a demanda da população da regional Sul.