/ Interdição Benedito Figueiredo
12 de Dezembro de 2017 11h39
Ponte Benedito Figueiredo deve ser interditada nesta quarta-feira
Motorista que utilizam a Ponte Benedito Figueiredo devem ficar atentos a interdição total a partir desta quarta-feira (13) às 20h, sem previsão de liberação. A decisão foi tomada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana em conjunta com Defesa Civil de Cuiabá para manter a segurança de motorista e pedestres. O objetivo da edificação era desafogar o trânsito na Avenida Fernando Corrêa, uma das principais de Cuiabá.
A intervenção na estrutura se faz necessária devido a não conclusão das obras, iniciadas pelo Governo do Estado no mês de setembro. Por conta das fortes chuvas que têm caído nos últimos dias, parte do aterro de sustentação da laje de transição da ponte desmoronou na cabeceira, causando assim perigo aos condutores que trafegam no local.
“Recebemos um laudo da Defesa Civil em que diz que o desmoronamento da ponte está se agravando, houve uma evolução no escoamento do aterro, portanto faremos a interdição total para aguardar a reforma da ponte por parte do governo do Estado”, conta o Secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo.
Na terça-feira (12), a pista sobre a ponte foi bloqueada parcialmente, ficando liberada apenas sentido bairro São Gonçalo/Praeirinho.
“Optamos pelo parcial no primeiro momento, para podemos colocar as faixas e não prejudicar os motoristas que saem dos bairros, mas conforme foi observado pela Defesa Civil, houve queda parcial do passeio de pedestres, sarjeta e parte da pista de rolagem”, afirma o secretário.
Equipes da Semob estará no local fazendo a sinalização, monitorando o fluxo e prestando as possíveis interferências, já os motoristas que precisarem ter acesso ao bairro Coophema, terão que ingressar pela Avenida Fernando Correa da Costa.
A OBRA
A ponte Benedito Figueiredo faz parte do pacote de obras estruturais correspondentes à Copa do Mundo FIFA 2014. Orçada em R$ 626,34 mil, as obras estão sendo conduzidas sob a responsabilidade do governo do Estado, com sua execução sob o comando da empresa vencedora do certame licitatório, A.I Fernandes Serviços de Engenharia.
Recentemente, por determinação do Prefeito Emanuel Pinheiro foi criada uma força tarefa que reúne representantes da Procuradoria Geral do Município (PGM), Defesa Civil do Município e as Secretarias de Obras Públicas e Mobilidade Urbana para acompanhar o andamento da obra, por se tratar de uma importante via pública da Capital.