/
23 de Dezembro de 2010 10h12
Políticas voltadas à criança colocam Cuiabá na disputa de prêmio da Fundação Abrinq
O prefeito de Cuiabá Chico Galindo assinou o “Termo de Validação” do “Mapa2 situação
Ele disse que os mapas foram preenchidos eletronicamente pelas secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social e analisados pela Comissão Municipal de Avaliação e Acompanhamento do Programa. A implementação de políticas públicas voltadas para a proteção e promoção dos direitos da criança e do adolescente em Cuiabá provocou uma série de mudanças positivas nos últimos anos para a população de zero a 18 anos na capital. Entre os dados mais relevantes está a redução da gravidez na adolescência. Em Cuiabá, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (DATA-SUS) o número de partos realizados em mães com até 19 anos em 2008 foi de 1.792. No ano passado esse número caiu para 1.196, um declínio de 33%.
Dados como esse resultam de ações como o projeto “Siminina”, que por cinco anos consecutivos registra índice zero de gravidez entre adolescentes que participam do programa. Com esta ação, a prefeitura atende meninas de sete a 14 anos em situação de risco. Além de trabalhar na melhoria do relacionamento familiar e na prevenção da violência através de palestras sobre saúde, direitos e responsabilidades, o projeto oferece atividades culturais, esportivas, de lazer e reforço escolar fora do horário em que as meninas freqüentam o ensino regular.
Os números da Educação Infantil na Capital também se destacam. Enquanto a média nacional de atendimento em creches é de 16%, Cuiabá supera esse número com 18% de cobertura na rede municipal. Ao serem consideradas as instituições filantrópicas (conveniadas com a prefeitura) e particulares esse número sobe para 38%, um total de 11.856 meninos e meninas atendidos. Em
Uma gestão Amiga da Criança e do Adolescente, conforme os critérios estabelecidos pela Fundação Abrinq, observa Menezes, é a que traduz seu compromisso em ações efetivas para mudar a realidade. O Programa Prefeito Amigo da Criança aponta as principais ações a serem desenvolvidas nos eixos “Promovendo Vidas Saudáveis”, “Acesso a Educação de Qualidade”, “ Proteção contra maus tratos, exploração e violência”, “Sistema de Garantia de Direitos” e “ Orçamento Criança”.
No Eixo Orçamento Criança, Cuiabá foi pioneira realizando em 2007, quando criou a Lei Municipal 043, que altera o Art. 100 Lei Orgânica do Município com a seguinte redação “gastos com a execução de projetos e programas, que atingem direta ou indiretamente as crianças e adolescentes, fazendo-os constar em planilha separada no PPA, na LDO e LOA”, sendo o primeiro município do país a tornar lei a elaboração e execução do orçamento criança.