Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /
30 de Junho de 2011 15h46
Política Social para o envelhecimento digno é tema de encontro
Convocada pela Secretaria de Assistência Social (SMASDH) e Conselho Municipal do Idoso (COMDIPI), teve início na tarde desta quarta feira (29-07) a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, no auditório do Hotel Fazenda Mato Grosso, com a participação de cerca de 300 pessoas.
Durante a Conferência representantes de entidades que prestam serviços ao idoso, lideranças comunitárias e técnicos da SMASDH discutem propostas para melhorar os serviços oferecidos ao idoso através das políticas que serão financiadas pelo poder público, nos próximos 2 anos. As propostas aprovadas nesta Conferência seguem para as etapas Estadual e Nacional previstas para setembro em Cuiabá e novembro em Brasília, respectivamente.
Durante a instalação da Conferência, a presidente do COMDIPI, Professora Iva Ferreira Gonçalves fez um resgate histórico da luta pelos direitos dos idosos desde o ano de 1970 com a aprovação da Lei que garante a renda mensal vitalícia até a criação do Conselho Municipal do Idoso em 1993 e a aprovação do Estatuto dos Direitos do Idoso em 2003.
"O avanço nos direitos para um envelhecimento digno depende da luta e mobilização de todos. A Conferência é um momento importantíssimo porque sinaliza as diretrizes dos serviços, direciona o esforço político e dá respaldo para o financiamento público.Toda a sociedade tem de cobrar dos poderes constituídos a efetivação das políticas sociais já existentes para que todos possam desfrutar de um envelhecimento digno em Cuiabá. Esses dois dias de Conferência serão de trabalho sério", afirmou a Presidente Iva Gonçalves.
O secretário de Assistência Social, Mario Lúcio Guimarães, pediu o emprenho dos conferencistas na elaboração e aprovação de propostas para tornar Cuiabá uma capital mais humana. "Depende de todos, não só do poder público, mas do esforço de todos, para cobrar e sugerir melhoria na política pública, para garantir acessibilidade e direitos para os cidadãos que vivem em Cuiabá" resumiu o secretário.
Entre as autoridades que compareceram para prestigiar a instalação da Conferência estavam o Procurador de Defesa da Cidadania, Edmilson Costa Pereira, o secretário adjunto da SETECS José Rodrigues da Rocha Jr, a Diretora de Gestão de Políticas Sociais, professora Rosa Luzardo, o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de MT Wuber Jefferson de Sousa Soares, e o presidente do Rotary Club Cuiabá Paulo Wokman.