Notícias

/

25 de Março de 2011 11h00

Poço semiartesiano fornecerá água potável à comunidade rural Vila Bueno

Rosane Brandão/Sanecap

A Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) está perfurando um poço semiartesiano na comunidade rural Vila Bueno, localizada no Distrito da Guia. O poço vai captar água do lençol freático e atender cerca de 30 famílias. A obra, que está sendo executada com recursos próprios da Sanecap, teve início na semana passada e deve ser concluída dentro de dois meses.

 

Atualmente a comunidade de Vila Bueno é abastecida por poços caseiros, conhecidos como caipiras. No entanto, segundo o diretor técnico da Sanecap, Jacírio Maia, estes poços não são recomendados porque não existe nenhum tipo de tratamento da água e estão sujeitos a contaminações por água de chuva e de esgoto.

 

Conforme Jacírio Maia, o poço semiartesiano está sendo perfurado a uma distância de aproximadamente 8 metros do rio Cuiabá, fator que beneficiará encontrar a água no lençol freático, pois não está tão profunda. “Neste caso não há necessidade de perfuração profunda, pois como a comunidade é de aproximadamente 30 famílias, serão necessários de quatro a cinco metros cúbicos de água para suprir a demanda. Com isso, acreditamos que dentro de aproximadamente 60 dias a comunidade já esteja com água”.

 

O poço semiartesiano necessita de um conjunto moto bomba submersa para extração da água, que será bombeada para um reservatório, o qual abastecerá as casas.