Educação / Rumos
18 de Junho de 2015 09h41
Plano municipal de educação será discutido em audiência pública na Câmara de Cuiabá
O Projeto de Lei que trata do Plano Municipal de Educação de Cuiabá será discutido em audiência pública nesta sexta-feira (19) na Câmara de Vereadores de Cuiabá. A audiência será realizada no Plenário das Deliberações, a partir das 9 horas.
O Plano Municipal foi elaborado em consonância com o Plano Nacional e estabelece as 20 metas que vão nortear o setor da educação nos próximos 10 anos (período de 2015 a 2025). Contém as metas e estratégias para o sistema educacional das instituições públicas e privadas, em todas as etapas e modalidades da educação básica e superior no município de Cuiabá.
Entre as metas estabelecidas nos planos estão as políticas públicas para a educação infantil, ensino fundamental e médio, educação de jovens e adultos, ensino superior e a valorização profissional.
“É imprescindível a participação da sociedade cuiabana nesse momento, que é tão importante para o setor da educação, pois vamos discutir o futuro do sistema educacional de Cuiabá”, disse o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo.
O documento foi elaborado pelo Fórum Municipal de Educação, composto por representantes da Secretaria Municipal de Educação (SME), Conselho Municipal de Educação, Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep), subsede Cuiabá, e Câmara Municipal de Cuiabá.
O plano municipal já foi discutido em conferência, realizada no mês de maio e contou com a participação de representantes de vários segmentos educacionais, entre eles, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso (Sintrae), Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat), Sistema S, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino de Mato Grosso, pais, das unidades educacionais das redes municipais e estaduais, além dos membros do Fórum Municipal.