Notícias

/

25 de Fevereiro de 2011 16h44

Pinturas em alto relevo contam história da Guia

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

Com 280 anos, prestes a completar mais um aniversário dia 28 de junho, o distrito da Guia quer marcar um tento histórico referente às diversas etapas de sua fundação. Para tanto, por meio de projeto do subprefeito local, Orlando Coutinho, a artista plástica Lana, integrante do 'Aprender Fazendo', outro projeto tocado pela Subprefeitura, já começou a trabalhar na confecção de um mural em alto relevo, a partir da entrada da comunidade (antes do Portal).  

Os traços da artista, segundo descreve Orlando, remontam a época em que houve uma mobilização entusiasmada para que os pilares do futuro distrito fossem fincados permanentemente.

Ele destaca que Lana é uma artista talentosa e suas criações falam muito do que as mentes saudosas do povo da Guia desejariam reviver. “Realmente, ela tem se desdobrado para que as tintas e pinceis retratem as fases importantes que levaram à fundação da comunidade da Guia, hoje em marcha evolutiva. É, sobretudo, uma demonstração da importância da Guia no contexto estadual. Seu surgimento mereceu mobilizações intensivas, com a participação de nomes destacados da polí­tica, ainda hoje lembrados nas rodas de conversa do centenário distrito".

Também o prédio da Subprefeitura da Guia foi agraciado com pinturas da artista. “As paredes externas retratam a vinda dos tropeiros e a mobilização que fizeram para que o projeto da fundação daquela comunidade vingasse conforme os moldes desejados”, informa o subprefeito. "Lana trabalha agora para conceber uma imagem de Nossa Senhora da Guia. Outro projeto seu diz respeito à restauração (com idênticas pinturas em alto relevo) da Igreja Católica. Aliás, ela é especialista em modalidades não convencionais das artes plásticas. Pintura em alto relevo, em mural,é uma das mais complexas e bonitas que domina".

Neste sábado, quando a Guia sedia o II Grito de Carnaval no tradicional Casarão, sob a coordenação da carnavalesca e empresária a Laura Carolina de Souza, Coutinho pontua que os visitantes terão 'uma boa surpresa visual no lugar', pois várias obras da artista Lana já poderão ser apreciadas.

"Temos trabalhado para tornar o distrito da Guia uma comunidade mais aprazível", garante. E inclusive acrescentou terá solicitado apoio oficial para guarnecer de maior segurança o evento carnavalesco."Quero aproveitar para convidar todos a prestigiarem esta "esquenta folia" no distrito, que também promete animação maciça nos dias oficiais da festa nacional, 5, 6, 7 e 8 de março".