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Tecnologia e Inovação / ECONOMIA

07 de Junho de 2019 13h11

Pinheiro lança programa Papel Zero com assinatura eletrônica de quatro processos de aposentadoria

ANDRÉ GARCIA SANTANA

Luiz Alves

Arquivo

Menos de 10 segundos. Esse foi tempo que o prefeito Emanuel Pinheiro levou para assinar, eletronicamente, os processos de aposentadoria de quatro servidores do Município, na manhã desta sexta-feira (7). O ato concretiza a implantação do programa Papel Zero no Cuiabá-Prev e projeta uma economia de R$ 2,5 milhões com cerca de 34 milhões de impressões.

A estimativa, anunciada por Pinheiro, foi calculada com base nos gastos apresentados pelo trâmite ao longo dos dois primeiros anos de gestão, e o valor por folha impressa, de R$ 0,11. “Prevemos uma redução de 50% na emissão física dos documentos. Esta assinatura, portanto, simboliza avanço na construção de uma administração sustentável, ágil e econômica.”

A titular da Gestão, Ozenira Félix, lembra que a iniciativa já faz parte da rotina de servidores das áreas de recursos humanos das secretarias de Educação, Meio Ambiente e de sua própria Pasta. “Essa é a primeira fase, depois estenderemos o serviço ao cidadão, que poderá emitir seus alvarás, licenças e notificações em ambiente virtual. Isso vai evitar filas, deslocamento e perda de tempo”, explicou.

Ozenira também falou sobre a urgência na mudança de hábitos de consumo e na relação com o planeta. “Infelizmente a maioria de nós não está atenta à importância de pequenas ações. Pensando nisso, ao começarmos uma transformação pelo local onde passamos mais tempo, o trabalho, levantamos também a bandeira da sustentabilidade”, diz.

De acordo com o secretário adjunto de previdência, Fernando Jorge Mendes, a implantação do projeto no Cuiabá-Prev passou pelas fases de virtualização dos processos de aposentadorias e pensões; a virtualização dos processos relativos aos direitos e solicitações dos servidores ativos; e o atendimento das demandas e dos cidadãos.

Todo o trâmite resultou na garantia do benefício aos servidores Rose Natalina da Silva, Márcia Barbosa, Alais Bulhões, Delmi Ferreira e Sebastiana Miramar Marciana Alves.  “Apresentamos aqui a primeira etapa, que está 100% concluída. A partir de agora, todos os atos de concessão de benefícios serão totalmente virtuais, desde a solicitação do servidor até a assinatura do prefeito”, conclui Fernando Mendes.

Também participaram do lançamento, o presidente da Câmara Municipal, Misael Galvão e os vereadores Toninho de Souza e Adevair Cabral.