Notícias

Governo / LUTO

05 de Julho de 2021 09h20

Pinheiro lamenta morte de professor de educação física e servidor da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Valdecir Amaral

SECOM

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, lamentou a morte do professor de educação física e servidor da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Valdecir Amaral, conhecido como “Macgyver”. O profissional de 58 anos era casado e tinha dois filhos e faleceu na madrugada desta segunda-feira (05), em decorrência de um câncer de pulmão.

“Recebi com muita tristeza sobre do Valdecir Amaral. Neste momento de extrema dor, eu me solidarizo com a família e peço que Deus traga conforto aos corações. Sua partida deixará uma lacuna no esporte de Cuiabá. Sempre foi um servidor dedicado e apaixonado em tudo que fazia”, enfatizou Pinheiro.

Macgyver atuava na gestão desde o ano de 2016, na pasta de Esporte, onde teve sua última passagem na Diretoria de esportes. Segundo o secretário adjunto de Cultura, Esporte e Lazer, Justino Astrevo, a capital perde um profissional brilhante.

“O Valdecir sempre foi muito efetivo no trabalho. Atuou com muita dedicação em prol dos programas desenvolvidos pela pasta de Esportes. Era educador físico e teve uma atuação intensa na pasta. Uma pessoa calma, solidária e que  fazer muita falta”, enfatizou.

A secretária de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Carlina Rabelo Leite Jacob, disse que recebeu a notícia com tristeza. “É uma perda muito grande para todo o cenário cultural, mas principalmente para o esporte. Sempre foi uma pessoa alegre e divertida. Me solidarizo com a família neste momento de dor”, pontuou.

O velório será realizado na Capela Jardins até o meio dia. Em seguida, o corpo será levado para o município de Jauru, onde será sepultado.

"Com muito pesar recebo essa triste notícia do querido amigo Macgyver, colega de trabalho e um profissional exemplar que dedicou sua vida ao esporte e no exercício das funções, inclusive na Diretoria de Esporte e Lazer, desempenhando com amor e competência as missões de fortalecer as atividades esportivas da Capital, em especial, do vôlei mato-grossense. Fica o meu sentimento para família e amigos", disse o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, que trabalhou com Valdecir quando era titular da Pasta de Cultura, Esporte e Lazer.

Perfil

A história do Valdecir, em Cuiabá, começou no ano de 1985, quando saiu de sua cidade natal, Assis, no interior de São Paulo, rumo a capital de Mato Grosso. Aos 22 anos e recém-formado, decidiu se dedicar a profissão e logo encontrou uma oportunidade de trabalho como educador físico no tradicional Colégio Salesiano São Gonçalo, local onde permaneceu durante 20 anos e ganhou uma nova identidade, ao ficar conhecido pelo apelido de professor Macgyver.

Seu primeiro contato com o serviço público foi o contrato temporário com a Secretaria Municipal de Educação, permanecendo por um ano, como professor de educação física na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Ezequiel Siqueira.

Em seguida, prestou o concurso e retornando no ano seguinte, para a mesma escola, já com cargo efetivo da Prefeitura de Cuiabá. No início da carreira, seu trabalho era diretamente com crianças da pré-escola a quarta série.

Sua carreira como funcionário público coleciona passagens por mais cinco Emeb’s, além trabalhar em Centros Esportivos como professor das modalidades esportivas de basquete e vôlei, as quais eram as aulas de iniciação infantil.

Em 2004, devido a uma enfermidade, ficou impossibilitado de ministrar aulas de educação física e então foi transferido para a área administrativa da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo. Quatro anos mais tarde, começou a atuar como gerente esportivo na própria pasta municipal e, depois, assumiu a Diretoria de Esportes.