Mobilidade Urbana / AVANÇOS
07 de Novembro de 2018 14h50
Pinheiro apresenta novo layout da frota de veículos do transporte público da Capital
Reforçando o compromisso com a modernização do sistema do transporte público da Capital, o prefeito Emanuel Pinheiro apresentou, na tarde desta terça-feira (6), o novo layout da frota de ônibus, que atende os mais de 60 milhões de usuários que circulam, por ano, neste cenário. A ação aconteceu no pátio do novo Pronto Socorro, onde o chefe do Executivo montou seu gabinete.
A medida foi determinada para as empresas prestadoras do serviço, por meio do Decreto nº 6.833/19, publicado no Diário de Contas que circula nesta quarta-feira (7). O documento prevê que todos os veículos estejam alinhados à padronização de cores e codificação de programação visual - design – até dezembro de 2019, ano em que a cidade celebra os seus 300 anos.
“Com isso, melhoramos a parte de identificação das linhas, diminuímos a poluição visual e também embelezamos nossa cidade. Os pequenos detalhes fazem a diferença na nossa gestão. É dessa forma que venho administrando Cuiabá, demostrando todo meu carinho, zelo e amor por esta terra maravilhosa, de gente calorosa e alegre, que, tenho certeza, chegará aos seus 300 anos como uma das melhores capitais para se viver”, externou Pinheiro.
A frota ganhará as cores verde e branca, com símbolos tradicionais da cultura cuiabana, além da frase que lembra do famoso calor da cidade e da hospitalidade da população. Alinhado à ação, segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, o sistema de transporte, em breve, ganhará novos reforços, com veículos e pontos de ônibus climatizados.
“A gestão vem trabalhando, sem medir esforços, para adequar o transporte público de Cuiabá a um padrão que atenda, com a máxima qualidade e conforto, o cidadão que depende desse serviço. Está em andamento um estudo, com o intuito de fazer um levantamento de quais as ferramentas, modelos, entre outras especificações, para a implantação de novos abrigos e também a adequação dos veículos, que devem circular com ar-condicionado” reiterou Antenor.
Sistema de transporte público da Capital – Hoje, a frota do transporte público de Cuiabá atende 70 linhas. Dessa frota, 20% dos ônibus são climatizados. Neles, circulam, por ano, mais de 60 milhões de usuários que se abrigam nas 2.300 paradas de ônibus, sendo que 780 delas possuem cobertura. Uma das primeiras ações da gestão atual, na busca por melhorias desse sistema, foi a entrega da Estação Alencastro. Inaugurada em janeiro deste ano, a Estação é a primeira movida à energia solar e toda climatizada do estado. Por dia, passam por ela mais de 25 mil pessoas.
“Hoje, a Prefeitura de Cuiabá tem um projeto de modernização do serviço de transporte público. No que diz respeito aos pontos de ônibus, o projeto se iniciou com a inauguração da Estação Alencastro e segue com a proposta de instalar modelos iguais em pontos críticos da cidade, como Ipiranga – área central – e também região do Coxipó e grande CPA. Além do modelo de Estação, outros locais devem receber abrigos de ônibus - cerca de 80 pontos, em diversas regiões -, com estrutura de contêineres, semelhante ao modelo instalado na frente do Shopping Pantanal”, completou o secretário.