Educação / PIANO GENTE
06 de Outubro de 2025 12h00
Piano, balé e saxofone: Prefeitura de Cuiabá dá início a espetáculo nas escolas
Um espetáculo de apresentação de piano, balé e saxofone foi iniciado na tarde desta segunda-feira (16) nas escolas de Cuiabá.
Trata-se do projeto “Piano Gente”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com a associação “Piano Gente”, conduzida pelo músico Dário Scherner. No total, serão contempladas 76 escolas, levando o espetáculo a uma média de 12 mil estudantes.
A primeira apresentação ocorreu na quadra da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Agostinho Simplício de Figueiredo, localizada no bairro Poção.
Oitenta crianças conferiram de perto a apresentação de clássicos infantis, nacionais e internacionais em piano e saxofone. Em seguida, houve a apresentação da bailarina Julia Fernandes, que acumula experiências em exibições nos grupos “Flor Ribeirinha” e “Flauta Mágica”.
No encerramento da apresentação de balé, as crianças interagiram com a bailarina, formando um cordão humano simbolizando a amizade, esperança, solidariedade e fraternidade. “É um dia muito especial. Crianças me viram e manifestaram até o desejo de ser bailarina. É muito gratificante”, comenta a bailarina Julia Fernandes.
A diretora de ensino, Letícia Ceron, explica que a ideia da Prefeitura de Cuiabá é incentivar o conhecimento, despertando a curiosidade e gerando o bem-estar por meio da arte. “É um projeto que recebe uma ótima adesão das crianças e professores. Essa união de música, cultura e arte estimula a concentração e melhora o desempenho da aprendizagem na sala de aula. É uma ação que desperta à vontade de aprender, de interagir”.
O músico Dário Scherner, avalia que o projeto tem uma missão educacional, social e cultural, elogiando a Prefeitura de Cuiabá pelo desenvolvimento das ações. “É cultivar uma missão de paz nas escolas. Nossas crianças precisam aprender mais o que é arte, música e cultura. Ser menos digitais e ter mais contato físico com a literatura. Fico muito feliz de ver que essa iniciativa foi abraçada pelo município”.
A estudante Rayra Lino, 7 anos, matriculada no primeiro ano do ensino fundamental, aprovou a experiência cultural. “É a primeira vez que vejo uma apresentação de balé. Gostei muito e saio daqui muito feliz”
A mesma experiência foi compartilhada pela estudante Mikaelli Cardoso, de 10 anos, matriculada no 5º ano. “Tinha muita vontade de ver uma apresentação de balé. Estive com minhas amigas assistindo e gostei muito”.
A diretora da Escola Agostinho Simplício, a professora Maria Aparecida Ribeiro, elogia a iniciativa do município. “Em 39 anos de serviços prestados à educação, foi uma das cenas mais lindas a interação das crianças com a bailarina. É um dia inesquecível para estes estudantes”.
#PraCegoVer
A foto ilustra uma bailarina dançando numa quadra esportiva de piso azul. No local, estão crianças sentadas em cadeiras, todas devidamente vestidas com uniforme oficial da Prefeitura de Cuiabá, prestando atenção na exibição da arte.