Notícias

Mobilidade Urbana / Semana Nacional de Trânsito

21 de Setembro de 2015 12h02

Pessoas com deficiência vão à Praça Alencastro para marcar a luta pelos seus direitos

CARLOS MARTINS

Michel Alvim

Arquivo

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (Lei 11.133/2005), entidades que atuam em defesa da pessoa com deficiência abriram na manhã desta segunda-feira (21), na Praça Alencastro, a I Mostra de Cultura & Arte Inclusiva de Cuiabá. O evento faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito 2015 (de 18 a 25), cujo tema definido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) é “Seja Você a Mudança no Trânsito”.

Organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos de Pessoa com Deficiência (CMDPD), a mostra tem a participação da Associação Mato-grossense dos Deficientes (AMDE) e o apoio de diversas entidades e de empresas da iniciativa privada e também do Poder Público por meio da Casa Civil do governo de Mato Grosso e das secretarias municipais de Mobilidade Urbana, Assistência Social, de Saúde e de Educação.

“Hoje é um dia de luta, de busca da garantia dos nossos direitos, de mais acessibilidade, mais respeito, saúde, trabalho. São pessoas que contribuem com a sociedade e precisam ser respeitadas”, disse o presidente do Conselho, Antônio Amaral.

Na Capital, a campanha visa sensibilizar a população quanto à necessidade da liberação das calçadas, facilitando a mobilidade de pedestres, principalmente dos idosos e de pessoas com deficiência. O principal alvo da são os condutores de veículos, que muitas vezes param ou estacionam seus carros nas calçadas, dificultando ou mesmo impedindo a passagem de pedestres.

Para o secretário de Mobilidade Urbana de Cuiabá, Thiago França, presente na abertura da mostra, a acessibilidade hoje é uma pauta nacional. “Tenho dito que a questão principal é a acessibilidade. As pessoas querem ter acesso aos bens e serviços que a cidade oferece. A secretaria é parceira desse projeto e temos feito uma série de ações que visam contemplar os direitos relativos à acessibilidade”, disse o secretário.

Cartilha PCD

Entre as ações da Semob estão à fiscalização do transporte público especificamente quanto ao funcionamento das rampas com elevadores nos ônibus par o acesso dos cadeirantes e também da utilização das vagas de estacionamento destinadas às pessoas com deficiência (PCD). “Estamos construindo com a associação uma cartilha com informações quanto aos direitos e deveres em relação às pessoas com mobilidade reduzida em Cuiabá. Esta cartilha, que deve ser lançada em dezembro, poderá ser lida em braile, tem caráter educativo e orientativo, e levará para a sociedade à importância de se debater este assunto”, acrescentou o secretário Thiago França.

O superintendente de Pessoas com Deficiência, órgão ligado à Casa Civil de Mato Grosso, Marcione Mendes de Pinho, disse que o momento é de reflexão, de engajamento, de as autoridades refletirem que as pessoas com deficiência não precisam de ajuda, mas sim, que o direito delas precisa ser respeitado. “Momento de reflexão para as entidades, dos executores, dos legisladores pensarem e elaborarem politicas públicas para pessoas com deficiência”, afirmou.

Representando o Ministério Público, o procurador de Justiça Luiz Alberto Esteves Scaloppe salientou que o MP vem fazendo sua parte, ao atender a denúncias quanto ao desrespeito dos direitos das pessoas com deficiência e também em mover ações que obrigam o Poder Público a criar acessibilidade nos prédios públicos.

Fez parte da programação da I Mostra de Cultura & Arte Inclusiva de Cuiabá apresentações culturais e musicais, a aferição de pressão feita por alunos de fisioterapia da Universidade de Cuiabá (Unic) e também a distribuição de folhetos da Semob com dicas de segurança e de entidades, e de entidades como o MT Mamma, que distribuiu material explicando como fazer a prevenção do câncer de mama. Um dos parceiros, a Energisa, levou para a praça um caminhão (com elevador permitindo a subida de cadeirantes) onde foram ministrados minicursos orientando quanto ao uso racional de energia.