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Educação / Inclusão

28 de Setembro de 2015 11h03

Pelo menos 800 profissionais da Educação participam do seminário do Pnaic

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

O Prefeito Mauro Mendes participou neste sábado da cerimônia de abertura do Seminário Inicial do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), promovido Secretaria Municipal de Educação. Com o tema “I Ciclo: o currículo na perspectiva da Inclusão e Interdisciplinaridade”, o seminário tem como objetivo mobilizar os profissionais da educação para a necessidade de discutir e refletir sobre o currículo no cotidiano da escola e que garantam os direitos de aprendizagens no processo de alfabetização na idade certa.

O prefeito Mauro Mendes elogiou o trabalho dos profissionais da educação e declarou que a cada dia se surpreende mais com os resultados positivos na rede municipal. “Não tenho dúvidas que com essa equipe de profissionais que temos na rede vamos avançar muito mais na qualidade do ensino em Cuiabá”, disse o prefeito.

O seminário reuniu aproximadamente 800 profissionais da educação de 82 escolas da rede municipal. Esses profissionais trabalham diretamente com a alfabetização de 16 mil alunos de 6 a 8 anos, matriculados no 1º ao 3º ano do ensino fundamental.

Conforme destacou o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso assumido pelos governos federal, estadual e municipal, com o objetivo de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade e até o final do 3º ano do ensino fundamental. 

O compromisso firmado no pacto também garante a formação de todos os professores alfabetizadores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental e a realização de avaliações anuais. “Para que qualquer trabalho tenha resultado positivo é preciso ter foco e não tenho dúvidas que essa equipe está focada e tem muita perseverança em fazer o melhor, sempre buscando a melhoria do ensino-aprendizado”.

Conforme explicou a secretária adjunta, Marioneide Kliemaschewsk, a formação continuada do Pnaic iniciou em 2013, quando o curso foi voltado para a Língua Portuguesa, com foco no letramento. Em 2014 o foco da formação foi o conceito básico da Matemática, com atividades de raciocínio. Em 2015 o trabalho está sendo voltado para a interdisciplinaridade. “Estamos vivenciando um momento impar para a educação, pois esse é um momento para reflexão da nossa prática pedagógica, tendo o currículo como norteador”, disse a secretária. 

A professora alfabetizadora, Zenaide Ribeiro, garante que o Pnaic tem contribuído para as boas práticas pedagógicas na escola. “Nós temos vários recursos, como materiais pedagógicos, que ajudam na realização do nosso trabalho. O aluno aprende de forma lúdica, o que contribui para a melhoria do aprendizado”, explicou a professora.