Mobilidade Urbana / CONSULTA PÚBLICA
17 de Fevereiro de 2022 14h22
Participe! Semob disponibiliza consulta pública sobre o Plano de Mobilidade e Acessibilidade de Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), elabora o Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade que vai preparar a capital para os próximos dez anos. O documento é obrigatório para cidades que possuem mais de 200 mil habitantes, conforme a Lei 12.587/2012, e os municípios que não apresentarem o Plano de Mobilidade Urbana dentro do prazo determinado pela legislação ficarão impossibilitados de obter recursos federais para projetos e obras de mobilidade urbana.
O "Consórcio Cuiabá em Movimento" - formado pelas empresas EGL Engenharia LTDA e GPO Sistran LTDA - realizam a coleta de informações da própria Secretaria de Mobilidade e por meio de pesquisa em campo. Foram ouvidos, ciclistas, pedestres, pessoas com deficiência (PCDs), motoristas, motociclistas e outros. Agora, a pesquisa segue de forma on-line.
"A nossa cidade não foi planejada e a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro atual vai investir nisso. Vamos projetar o desenvolvimento da capital e esses dados técnicos irão servir para os próximos gestores que terão um plano de desenvolvimento na mobilidade. Essas diretrizes são importantes para que o gestor saiba onde investir, onde melhorar e o que mudar na mobilidade urbana", explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego.
As informações vão se somar a estudos já realizados pela Semob para, então, a apresentação da proposta do novo plano, que tem de ser alterado a cada dez anos. O Plano de Mobilidade será apresentado à sociedade no ano de 2022 por meio de audiências públicas, com datas ainda a serem definidas.
Saiba mais sobre o assunto aqui : Prefeitura projeta plano de mobilidade que irá preparar Cuiabá para os próximos 10 anos; população participa por meio de pesquisa