Notícias

Educação / Cidadania

06 de Novembro de 2015 17h24

Parceria da Prefeitura com o Exército beneficia alunos da rede municipal

ROSANE BRANDÃO

SME

Arquivo

Pelo menos 100 alunos da rede municipal de Cuiabá serão beneficiados com o Programa Forças no Esporte (Profesp). A iniciativa é financiada pelo governo federal e promove atividades esportivas e reforço pedagógico aos alunos dentro das unidades das Forças Armadas. 

Em Cuiabá, o programa é realizado pelo Exército Brasileiro, por meio do 44º Batalhão de Infantaria Motorizado, que firmou parceria com a Prefeitura de Cuiabá para a realização das atividades com alunos da rede municipal.

Os detalhes dessa parceria foram tratados nesta sexta-feira (6), entre os representantes do 44º Batalhão de Infantaria Motorizado e as Secretarias de Educação e Assistência Social. 

O comandante do 44º Batalhão, tenente coronel Wagner Lauduger, explicou que além das atividades esportivas e educacionais, o programa também trabalha questões de cidadania, disciplina e civismo. Oferece ainda, serviços médico, odontológico e de assistência social. As atividades serão desenvolvidas por militares e profissionais especializados em cada área. 

“Este é um programa criado para beneficiar crianças e adolescentes com idade entre 7 e 14 anos e que se encontram em situação de vulnerabilidade social”, disse o comandante. 

O secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, ressaltou que o programa é muito importante para o desenvolvimento físico e social dos alunos, mas é importante que esteja alinhado ao projeto político-pedagógico da rede municipal.  “Esse é um projeto que vai contribuir com a melhoria do ensino-aprendizado”, disse o secretário, lembrando que o comprometimento dos pais nesse processo é muito importante para o sucesso do programa.

Em Cuiabá, as atividades do programa devem iniciar no próximo dia 16 de novembro. O programa funcionará três vezes por semana no período da manhã. Os alunos receberão material didático, uniforme e duas refeições por dia. “Eles participarão das atividades no contraturno escolar e saem do programa e vão direto para a escola”, disse o comandante.

O programa foi criado pelo Ministério da Defesa, em parceria com os Ministérios da Educação, do Esporte e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, com a finalidade de promover a inclusão social de crianças e adolescentes por meio da prática esportiva. 

Participaram da reunião a secretária adjunta de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, o secretário adjunto de Assistência Social, César Vidotto, a diretora de Gestão da Secretaria de Assistência Social, Cristiane Almeida, e o coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, Cleyton José Lisboa.