Notícias

/

20 de Outubro de 2010 14h08

Palestras marcam primeiro dia do Seminário Ecológico na Lagoa Encantada

Neila Barreto - Assessoria/Sanecap

Com o tema “Preservação Ambiental e Sustentabilidade” foi realizada na manhã desta quarta-feira (20-10), a abertura do primeiro dia do Seminário Ecológico na Lagoa Encantada (Estação de Tratamento de Esgoto – ETE do CPA III). O evento contou com a participação de alunos dos cursos de Engenharia Ambiental, Gestão em Meio Ambiente e Biologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade de Cuiabá (Unic), Unirondon e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). 

Durante dois dias (20 e 21/10), o espaço da lagoa estará aberto ao público para a participação em várias atividades, como palestras, oficinas e gincana, além exposições de trabalhos manuais com materiais recicláveis, feitos pela própria comunidade. 

A técnica do Ministério Público, Luiza Fachin, mestre em Direitos Humanos, proferiu a palestra “Água e Direitos Humanos”, enfocando as diferentes formas do uso da água e a necessidade do estado em assegurar o acesso ao líquido de forma suficiente para a população.

Também foi realizada a palestra “Alternativas tecnológicas para abastecimento de água em comunidades rurais”, proferida pelo técnico do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Samir Curi, que destacou o uso indevido da água e a forma de levá-la aos lugares necessários. 

Os professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) doutor João Batista Lima, os mestres Eduardo Beraldo de Moraes e César Destro proferiram palestra sobre a Implantação de Fertirrigação e Wetlands (sistema que está sendo implantado na Lagoa Encantada).

Hoje à tarde o seminário prossegue com outras atividades. Com o subtema Resíduos Sólidos será realizada a Gincana Ecológica, oficina de sabão ecológico, e a palestra “Desafios do Saneamento no município de Cuiabá”. 

Durante o seminário também estará à disposição da comunidade um posto de entrega de garrafa Pet e óleo usado em frituras. 

Amanhã (21) a programação prossegue com o tema “Recursos Hídricos e Florestas” durante todo o dia com palestras e apresentações de trabalhos estudantis e acadêmicos. As palestras terão como subtema as Mudanças Climáticas e o Novo Código Florestal.