Notícias

/

31 de Maio de 2011 12h45

Palestrante internacional debate desenvolvimento sustentável em Congresso

Andréia Coutinho/Sanecap

O desenvolvimento sustentável diante dos limites de crescimento da população mundial será o tema da palestra do professor doutor, Thomas Kesselring, da Universidade Pedagógica de Berna, Suíça durante o I Congresso Saneamento e Tecnologias Alternativas: Vida Sustentável.  

O evento será  realizado de 2 a 4 de junho no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e terá programação também na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lagoa Encantada, em Cuiabá. 

No painel “sustentabilidade: conceituação, valores e tecnologias” o professor suíço irá chamar a atenção para dois tipos de fatores limitantes ocasionados pelo crescimento descontrolado, o efeito estufa e a capacidade de produção de alimentos diante da escassez de recursos naturais, como áreas agrícolas, energia não renovável e água doce.

O estudioso também tem analisado criticamente tanto os aspectos positivos quanto os negativos da euforia em torno da globalização. “Pretendo discutir se existe e quais são as políticas globais adotadas para lidar com esses desafios”, adianta Kesselring.

O I Congresso Saneamento e Tecnologias Alternativas: Vida Sustentável é atividade integrante do Projeto de Implantação do Centro de Referência de Reuso de Água (CRRA), desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento de Programas (Idep), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental. 

Para conferir a programação completa, clique aqui:

Atuação 

O professor Thomas Kesselring é doutor em Filosofia e atuou no Brasil a partir de 2004, em cooperação com a Universidade de Caxias (UCS), no Rio Grande do Sul. De 2004 a 2007 proferiu conferências na Suíça, Alemanha, Áustria, França e no Brasil sobre questões da justiça global, direitos humanos, cooperação no desenvolvimento. Em 2009, esteve em El Salvador onde ministrou o curso sobre Ética e Filosofia Política na Universidade Católica (UCA) de San Salvador. 

O educador suiço tem dois livros publicados recentemente no Brasil: Ética, Política e Desenvolvimento Humano - A Justiça na Era da Globalização (2007) e Jean Piaget (2008), ambos pela Editora da Universidade de Caxias do Sul (Educs).