/
03 de Agosto de 2010 09h00
Palestra sobre segurança do trabalho é proferida para novos funcionários da Sanecap
Cerca de 62 candidatos aprovados no concurso público da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) e que assumiram os cargos de Analista e Agente de Saneamento este mês, assistiram nesta segunda-feira (02-08), no Centro de Convivência, a palestra “Orientações de Segurança”. A iniciativa faz parte das atividades do programa Acolhimento Humanizado, que objetiva apresentar a empresa e dar boas vindas aos novos funcionários.
A palestra foi proferida pela técnica de segurança do trabalho da Sanecap, Naiane Leles Calistro, que na oportunidade explicou o conceito, os tipos e as causas de acidente que pode ocorrer tanto na empresa, quanto no trajeto da residência para o trabalho ou vice-versa. “É bom destacar que todo acidente, que se enquadra em um destes casos, deve ser comunicado imediatamente à empresa. Em caso de acidente com morte é obrigatório ser comunicado à autoridade policial”, observa a técnica.
A técnica de segurança alertou os novos funcionários para a importância do uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI). “Da mesma forma que a empresa é obrigada a fornecer e treinar o empregado quanto ao uso do EPI, o trabalhador também tem a obrigação de usá-lo apenas para a finalidade a que se destina. A Sanecap fornece todos os equipamentos de proteção individual, mas cabe a cada um dos trabalhadores ter consciência da importância do seu uso”.
Conforme Naiane Leles, a Sanecap também realiza campanhas de segurança, voltadas para a educação e sensibilização dos colaboradores. Entre os eventos mais comuns estão a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), que envolve a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa); campanhas internas de prevenção da Aids, bem como distribuição de preservativos; antitabagismo; entre outros eventos.
Segundo a técnica de segurança do trabalho, nos dias 26 e 27 de agosto já está agendada a campanha de vacinação dos colaboradores da Sanecap, que vai disponibilizar em parceria com a Secretaria de Saúde de Cuiabá vacinas da hepatite B, Tríplice Viral e Febre Amarela.
Naiane Leles também pontuou os riscos ambientais que podem ocorrer durante o trabalho, afetando o trabalhador a curto, médio e longo prazo. Estes riscos podem provocar acidentes com lesões imediatas ou doenças chamadas profissionais ou de trabalho. Os riscos ambientais podem ser classificados em: físicos (ruídos, vibrações, calor, umidade, radiações e pressões anormais), químicos (poeira, fumos, metálicos, irritantes, asfixiantes e anestésicos), biológicos (voltado para contaminações e infecções), ergonômico (esforço físico, exigência de postura inadequada, levantamento de peso com frequência) e de acidente (eletricidade, iluminação inadequada, incêndio ou explosão, animais peçonhentos).
Esta etapa de convocação dos concursados foi para as áreas de analista administrativo, técnico em eletrotécnica; programador de sistema de informática; técnicos em computador; secretariado; projetos e obras; laboratório; e segurança do trabalho; atendente comercial; auxiliar administrativo; e leiturista cadastrista.